3 sinais de que você está perdendo músculos em vez de gordura

Quer preservar sua massa magra? Então repense sua estratégia de emagrecimento

1. Você está perdendo muito peso

Existe um limite de gordura que o organismo consegue eliminar por semana – e esse número gira em torno de 1 quilo e meio. Se a balança está apontando uma perda maior do que essa a cada sete dias, pode significar que seu corpo está usando, além da gordurinha estocada, fibras musculares como fonte de energia. Outra resposta para o ponteiro mais baixo tem a ver com água eliminada pelo organismo.

Leia mais: 12 alimentos para você ganhar músculos

2. Você está se sentindo fraca e com preguiça

Fique atenta ao seu rendimento na academia. Não dar conta das séries costumeiras ou dos quilômetros que antes você percorria sem esforço pode ser sinal de perda de massa magra. É comum que isso aconteça durante dietas restritivas ou se você não está realizando seu treino de força corretamente.

Muita gente foca no volume das séries em detrimento da força. “Acontece que pesquisas mostram que, para evitar a perda de fibras musculares, o que funciona mesmo é a intensidade do treino”, conta Eder Rosendo, educador físico e coordenador técnico da Bodytech Iguatemi Alphaville, em São Paulo.

Leia mais: 3 hábitos que você deve abandonar se quer músculos mais definidos

3. Você está de mau humor

Sabia que, para funcionar corretamente, seu cérebro usa 20% das calorias consumidas durante o dia? Daí a importância de se alimentar corretamente, afinal, entre tantas funções essenciais da caixola, uma delas é controlar o que acontece com nossos músculos (de contrações a aumento da massa).

Mas qual a relação do mau humor com tudo isso? Quando você se priva de combustível ao longo do dia, o cérebro é o primeiro a sofrer com isso, causando irritação e confusão mental. Ou seja, as alterações de humor são sinal de que a massa cinzenta não está recebendo energia o suficiente para realizar suas funções, inclusive as que dizem respeito à manutenção da massa magra.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s