Continua após publicidade

5 hábitos que você não está fazendo na sua rotina fitness (mas deveria!)

Dormir bem, ajustar a intensidade do seu treino, apostar nas técnicas de meditação... Esses são alguns dos hábitos essências para facilitar o seu treino, sabia?

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h56 - Publicado em 21 abr 2016, 06h00

O exercício é ótimo para o nosso corpo, mas em excesso – e sem a recuperação necessária – ele também pode causar fadiga e stress no organismo. Por isso, você precisa colocar alguns hábitos (simples!) em prática para conseguir relaxar corretamente após o treino. Veja como fazer:
 

1. Está cansada? Diminua a intensidade do exercício
Às vezes, a malhação está tão boa, que a gente nem percebe que o corpo está cansado. Por isso, vale ficar de olho no fequencímetro e nos seus batimentos cardíacos. Existem vários aplicativos que indicam a hora certa de descansar, sabia? Depois de uma aula power, nada mais natural do que oferecer estímulos mais lentos ao corpo, com exercícios de baixa intensidade.

2. Use técnicas de respiração e meditação 
Hora do relaxamento, que hora mais feliz! É exatamente nesse momento em que a recuperação do organismo acontece. Após um treino pesado, a sugestão é apostar em técnicas simples de meditação ou alguns exercícios de respiração para aliviar o stress causado pela atividade. Encontre uma posição confortável (sentada ou deitada), feche os olhos e faça respirações longas e tranquilas.

3. Recuperação express com ioga
Algumas posições de ioga, que ajudam no alongamento, podem facilitar a recuperação do corpo. Sente de frente para uma parede, deite as costas no chão e apoie as pernas na parede – em posição vertical. Permaneça na posição por 15 minutos. Isso aumenta a circulação nas pernas e diminui os efeitos negativos de passar várias horas me pé ou sentado.

Continua após a publicidade

4. Evite remédios
A regra é simples: se doeu, parou. Não adianta ficar se enchendo de medicamentos. Sim, eles realmente aliviam a dor, mas em muitos casos podem retardar o processo de recuperação adequada. Então, é melhor evitá-los. Contudo, se a dor permanecer, você deve procurar um médico.

5. Durma melhor!
Para se recuperar tolamente, você precisa dormir bem. Está difícil desligar a mente? A gente ensina uma meditação (poderosa!) para você relaxar e pegar no sono: 3 passos para relaxar e dormir melhor.

 

Publicidade