14 dicas para quem não tem tempo ou não acorda cedo para malhar

Se você é da turma que não acorda cedinho para treinar ou anda sem tempo, nós temos truques incríveis que podem ser adotados já!

Por Manuella Menezes (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h24 - Publicado em 17 jul 2015, 06h00
lzf/Thinkstock/Getty Images
lzf/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

BOA FORMA convocou um time de experts para revelar os segredos valiosos de suas alunas famosas. Para emagrecer, começar a malhar ou encaixar a atividade física na sua agenda lotada, veja o que Alice Miranda, Flávia Coutinho e Chico Salgado apostam e entre na onda fitness você também!

Para quem não tem muito tempo

1. Trinta minutos de atividade diária já são suficientes. Escolha a que mais lhe agrada para que esse tempo renda ainda mais e seja prazeroso.

 2. “Priorize os exercícios que envolvam mais de uma articulação e os combinados. Eles são mais eficientes, já que dessa maneira você economiza tempo, trabalhando mais músculos de uma só vez”, diz Alice Miranda.

 3. Outra dica da personal é realizar os exercícios na forma de circuito – isso reduz o tempo que você precisa permanecer na academia.

Continua após a publicidade

 4. Se ir à academia estiver fora de cogitação por causa dos horários apertados,  Flávia Coutinho sugere substituir elevadores pelas escadas, usar a bike em vez de  carro e fazer pausas para se alongar durante o dia. Dessa forma, o corpo se mantém em movimento.

 5. “Aconselho se dedicar a uma série de exercícios curta e de alta intensidade. Assim, atingirá o seu máximo dentro de um pequeno período de tempo, com um treino equivalente aos longos, exercícios mais leves e trabalhando os principais grupos musculares do corpo. Exemplos de atividades com esse perfil são os treinos funcionais e o crossfit”, sinaliza Chico Salgado. Uma corrida pode ser excelente pra quem não tem tempo.

 6. Chico também aprova o treino de tiros, estímulos fortes de corrida percorrendo de 100 a 200 metros, com descanso de 30 segundos a um minuto. Uma série curta pode equivaler a percursos longos devido à intensidade.

Continua após a publicidade

 7. Que tal deixar uma mochila com o tênis e a roupa de malhar sempre no carro? Assim, quando tiver uma brecha na agenda, estará pronta para praticar sua atividade.

 8. Outra sugestão: se sair do trabalho na hora do rush, que tal, em vez de ficar presa no trânsito, correr na rua até o período de grande fluxo passar? Assim você otimiza o tempo fazendo uma atividade.

 Para quem não acorda cedo

9.  Se o despertador não for mesmo seu amigo, treine à noite e compense as faltas nos finais de semana, sugere Alice Miranda.

Continua após a publicidade

 10. “Aqui também vale a ideia de recrutar um companheiro para os treinos. Pode ser uma amiga, a irmã, o marido, o namorado ou até mesmo um personal. Uma companhia ajuda a tirar a gente da cama até nos dias de preguiça total”, garante Bruno.

11. Tentar encaixar o treino no horário de almoço também pode ser uma alternativa para não abandonar as atividades físicas.

12. Se malhar à noite for inevitável, dê prioridade a atividades mais tranquilas, mas, se a série de exercícios for intensa, programe-se para finalizá-la até três horas antes de dormir.

Continua após a publicidade

 13. Seja qual for o horário escolhido, tente criar o hábito e não sair da rotina. Dessa forma, a atividade se encaixará no dia a dia.

 14. “Descubra qual o melhor horário para seu organismo. O período para malhar é aquele em que você consegue. Cada corpo tem seu metabolismo individual. O importante é ter disciplina”, afirma Flávia Coutinho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.