“Vou parecer ridícula”: como eliminar os pensamentos que te impedem de começar a malhar

Às vezes, tudo o que a gente precisa é deixar as ideias negativas de lado. Veja como fazer isso!

Por Redação Boa Forma Atualizado em 22 out 2016, 19h20 - Publicado em 24 ago 2016, 17h08

Iniciar um novo treino ou experimentar um exercício diferente pode ser assustador. Antes de começar, é possível que pensamentos tomem conta da nossa mente: “E se eu fizer errado?”, “E se todo mundo ficar me olhando e me julgando?”, “Eu vou ser a corredora mais lenta, vai ser uma vergonha.” E em seguida, o medo da lesão: “E se eu me machucar, por que sou muito fraca?”.  A verdade é que ninguém começa sabendo e todos os praticantes começaram de alguma forma – errada ou não. Então qual é a melhor maneira de ultrapassar as inseguranças para alcançar o seu objetivo fitness? Seguindo estes dois princípios:

Divirta-se
Avalie o quanto de diversão que você vai ter com essa atividade – como uma espécie de análise custo-benefício. É mais divertido do que assustador? Se a resposta for sim, foque nos pontos positivos para mandar a insegurança embora. Escolha um exercício que você goste ou, ao menos, que sinta algum tipo de afinidade. Assim, terá mais vontade de experimentar do que medo.

Veja também: 10 mandamentos para a sua dieta dar certo

Encontre um personal de confiança
Concentre-se na diversão e peça ajuda de um instrutor que você sinta confiança. Assim, você consegue driblar com as inseguranças que te impedem de começar. Além disso, confie no seu corpo! Vá com calma para não causar lesões ou exaustão. Você é capaz de muito e pode, sim,  adquirir novas habilidades treinando!

Publicidade