Atenção, malhadoras: os alimentos para as articulações

Conheça as comidinhas amigas e inimigas dos ombros, quadris, joelhos e tornozelos

Por Mariana Amorim (colaboradora) Atualizado em 5 abr 2017, 17h47 - Publicado em 21 out 2015, 21h43

Se alguma articulação dói quando você pratica a sua corridinha diária, fique alerta. O incômodo pode ser um sinal de osteoartrite, doença conhecida popularmente por artrose. Se o problema aparecer, o seu médico pode recomendar uma fisioterapia ou mostrar alguns exercícios para fazer em casa. Mas, saiba que, alguns alimentos são verdadeiros aliados, e outros são inimigos, na hora da prevenção e do tratamento da doença, de acordo com a revista americana Health.

ALIADOS

1. Leite desnatado
Um estudo de um hospital americano de Boston descobriu que quanto mais leite desnatado as mulheres tomam, mais lento é o processo de osteoartrite do joelho.

2. Vinho
Pessoas que consumiram de quatro a seis copos de vinho por semana ficaram menos propensas a desenvolver o problema – é o que garante um recente estudo realizado no Reino Unido. Uma das teorias dá crédito aos poderosos antioxidantes do vinho.

3. Azeite extravirgem
Ele contém um composto que ajuda a reduzir os níveis de enzimas inflamatórias no corpo, semelhante à maneira como alguns anti-inflamatórios sem esteroides trabalham no organismo.

4. Peixes ricos em gordura boa
Eles são ricos em ômega-3 e ácidos graxos. Alguns estudos sugerem que essas substâncias podem ajudar no alívio dos sintomas da doença.

Continua após a publicidade

5. Suco de cereja
Dois copos da bebida, consumidos diariamente, reduziu a inflamação e aliviou os sintomas da artrose nos participantes de um estudo da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon, nos Estados Unidos, em 2012.

INIMIGOS

1. Queijo
Um hospital americano informou que consumir o alimento pode acelerar o processo da doença localizada no joelho, possivelmente por ter um alto teor de gordura.

2. Refrigerante
Mulheres que consomem a bebida excesso têm um risco maior de desenvolver inflamações nas articulações, é o que apontou um estudo feito em 2014 em Harvard.

3. Cerveja
Quanto mais você ingerir, maior será a chance do seu joelho ou quadril ter osteoartrite, sugere um estudo do Reino Unido. Talvez por conta da pressão extra sobre as articulações que a temida “barriga de cerveja” provoca.

4. Bacon
A elevada quantidade de gordura saturada, presente no alimento, provoca inflamação no corpo e pode agravar a artrite.

5. Gordura trans
Encontrado em muitos alimentos industrializados, como batatas fritas e frituras, a gordura trans é um golpe duplo sobre as articulações, provocando inflamação e ganho de peso.

Continua após a publicidade
Publicidade