Como evitar que sua sopa se transforme em uma bomba calórica

O azeite, a torrada e o queijo podem tornar aquela sopa inofensiva em uma inimiga do seu plano de emagrecimento. Nutricionista ensina a não cair em ciladas

A sopa é uma das maiores aliadas quando o assunto é eliminar os excessos. No entanto, algumas escolhas erradas podem transformá-la numa grande cilada. Por isso, consultamos a nutricionista funcional Carina Boniatti, de São Paulo, para saber quais são as maiores armadilhas na hora de preparar o prato e o que fazer para fugir delas.

Leia mais: Leves e quentinhas: 16 sopas para você experimentar!

Maneire no creme de leite

Ele é perfeito para deixar a sopa mais encorpada, no entanto, é rico em calorias. “O ideal é evitar o ingrediente ou usar no máximo ½ xícara de chá para cada duas porções de sopa”, ensina Carina.

Controle-se na hora de ralar o queijo

Os amarelos também não são boas opções para complementar a sopa, principalmente o parmesão, que é um dos mais calóricos. “O ideal é evitar, mas quem não resiste pode adicionar, no máximo, 1 colher de sobremesa de queijo ralado”, recomenda a nutricionista.

Cuidado com o azeite

O óleo é cheio de benefícios, mas também contém bastante calorias. Por isso, não vale exagerar! Na hora de adicionar sabor ao prato, 1 colher de sopa de azeite é o suficiente.

Aposte na torrada integral

As torradas ou os croutouns são os acompanhamentos perfeitos para sua sopa? Para que eles não coloquem a dieta em risco, não exagere na quantidade e dê preferência à versão integral.

Fuja dos embutidos

O bacon e a linguiça são os responsáveis por dar aquele toque especial ao prato, no entanto, estão longe de serem ingredientes saudáveis, por isso evite sempre. “Para que a refeição não fique sem graça, abuse das ervas e especiarias”, explica a especialista.

Não ache que todo caldo é bom

O caldo é um dos pratos mais populares na época de frio, mas se engana quem pensa que se trata de uma especialidade 100% fit. “Muitas vezes, eles são feitos a partir de carnes ricas em gordura. O correto é prepará-lo com carnes magras”, diz a nutricionista.

Entenda: Dieta da sopa: magra, gostosa e quentinha

Fibras para equilibrar

As fibras reduzem a absorção de gorduras e carboidratos e, dessa forma, equilibram as calorias ingeridas. Além disso, elas também ajudam a regular o intestino, o que é um dos caminhos certos para um corpo sequinho. “Para contar com esses benefícios, acrescente aveia ou quinua em flocos à preparação”, ensina Carina.

Sopa é prato principal?

Na hora de eliminar os excessos, substituir a refeição por uma sopa é uma das estratégias mais comuns. No entanto, não é qualquer sopa que pode ser considerada um prato principal. “Para ser completa, ela precisa ter porções de proteína e carboidrato, ter um pouco de gordura boa e ser rica em vitaminas e minerais”, detalha a nutricionista de São Paulo.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s