A dieta da sopa no jantar

Aprenda a fazer combinações de sopas para tomar no jantar e emagreça 4 kg em 20 dias!

Por Eliane Contreras Atualizado em 14 jun 2018, 19h11 - Publicado em 14 jun 2018, 17h13

É fato: sopa no jantar é uma fórmula de sucesso para você emagrecer no inverno. À noite, o organismo reduz o ritmo das funções e, portanto, não precisa de tanta energia. Além disso, é um prato que espanta a fome rapidinho. “Consumida quente, ela aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao centro da fome”, explica a nutricionista Maria Cecília Corsi, em São Paulo.

  • Mas, para virar amiga da dieta, o prato tem que ser leve e não pode vir acompanhada de pão, torrada, queijo ralado e outros ingredientes que pesam na balança. A nossa sugestão é que você incremente a sopa com especiarias, como gengibre, pimenta e canela, que ressaltam o sabor sem acrescentar calorias. E o melhor vem agora: por terem ação termogênica (aceleram o metabolismo), os temperos dão à sopa o poder de queimar as gordurinhas!

    Sopa detox abóbora
    Mizina/Thinkstock/Getty Images

    A receita completa sempre deve combinar proteína magra (frango, quinoa), carboidrato (macarrão e arroz integrais) e fibras (abóbora, rúcula). Aliás, quem não gosta de vegetais pode aproveitar a oportunidade para camuflar no caldo essa família de alimentos, importantes para manter o bom funcionamento do intestino. Procure acrescentá-los à sopa em pedaços para estimular a mastigação – outro mecanismo que faz você se sentir saciada com menos comida.

  • A sopa mantém o organismo hidratado, pois tem bastante água, e é fácil de variar o sabor. Nossa sugestão é que você prepare uma boa quantidade de caldo básico, congele em porções individuais e crie uma sopa diferente a cada dia.

    Para não correr o risco de torná-la muito calórica, fizemos uma lista de alimentos que podem ser combinados do jeito que você preferir. Não tem erro: sua sopa vai ficar gostosa, completa, levinha e com o poder de queimar calorias. É o máximo!

  • Receita de caldo básico

    Ingredientes

    • 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra (coxão mole, patinho ou alcatra)
    • 2 1/2 litros de água
    • 2 cebolas cortadas ao meio
    • 2 cenouras grandes em pedaços
    • 1 tomate com pele e semente
    • 2 talos de salsão
    • 1 folha de louro
    • 2 hastes de salsinha
    • 3 grãos de pimenta-do-reino
    • 1 col. (café) de sal

    Modo de fazer

    Corte o frango em cubos pequenos para que solte todos os nutrientes durante o cozimento. Coloque na panela de pressão com a água, a cebola, a cenoura, o tomate, o salsão, o louro, a salsinha, a pimenta e o sal. Tampe e leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Retire o frango e guarde.

    Passe o caldo por uma peneira fina, pressionando os legumes cozidos com uma concha. Distribua o caldo coado em cinco potes higienizados (cerca de 300 ml cada um) e congele. Use uma porção para preparar uma sopa diferente a cada dia. Deixe para ajustar o sal na finalização da sopa.

    Tempo de preparo: 20 minutos (+ o tempo de cozimento)
    Rende: 5 porções (300 ml cada uma)
    Calorias: 35
    Sugestão: se você gosta da sopa grossinha, bata os legumes com o caldo.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Combine os ingredientes e crie sopas diferentes

    Para variar o sabor da sopa sem deixá-la calórica, escolha um alimento de cada grupo e junte ao caldo. Não esqueça das especiarias: são elas que vão acelerar a perda de peso!

    Proteína

    Frango

    Peito de frango cru
    voltan1/Thinkstock/Getty Images

    Rico em proteína e pouca gordura. Se preferir, você pode trocar o frango por coxão-mole. Quanto juntar ao caldo: 150 gramas cozido (150 cal), desfiado ou em cubos e refogado com cebola.

    Ovo

    ovos cozidos

    Fonte de proteína completa, sacia e adia a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 ovo cozido (75 calorias) em cubos ou estale o ovo cru e cozinhe por 10 min.

    Quinoa

    Quinoa no pote
    Magone/Thinkstock/Getty Images

    Garante proteína magra e de fácil absorção. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) da quinoa em grão (70 calorias). Ferva por 10 min.

    Mussarela de búfala

    Mussarela de búfala
    Mussarela de búfala Olenaa/Thinkstock/Getty Images

     

    É um dos queijos com mais proteína e cálcio e menos sódio. Quanto juntar ao caldo: 1 bola média de mussarela (85 cal) cortada em cubos.

    Carboidrato

    Arroz integral

    Bowl de arroz integral
    Aryut/Thinkstock/Getty Images

    Rico em fibras, engorda menos que o branco e sacia mais. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) de arroz integral cozido (155 calorias).

    Continua após a publicidade

    Aveia

    Pote e colher com aveia
    AnnaPustynnikova/Thinkstock/Getty Images

    Traz betaglucana, tipo de fibra que atua nos hormônios que regulam a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) de aveia (90 cal). Ferva por 2 min.

    Inhame

    inhame
    kozicki/Thinkstock/Getty Images

    Tem carboidrato e acelera o emagrecimento. Quanto juntar ao caldo: 1 pires (café) de inhame cozido (50 cal) em cubos e refogado.

    Macarrão integral

    macarrão integral
    ElizaBardadyn/Thinkstock/Getty Images

    Por ter fibras, engorda menos e sacia mais que o macarrão refinado. Quanto juntar ao caldo: 1/2 xícara (chá) de macarrão cozido (60 calorias).

    Hortaliça

    Abóbora

    Salada de abóbora
    Lilechka75/Thinkstock/Getty Images

    É magra e tem fibras. Por isso, sacia sem engordar. Quanto juntar ao caldo: 1 xíc (chá) de abóbora em cubos (40 cal) refogada com cebola.

    Rúcula

    rucula
    pilipphoto/Thinkstock/Getty Images

    Por trás do gostinho ardido dessa folha existem substâncias anti-inflamatórias e digestivas. Quanto juntar ao caldo: 5 folhas (15 calorias). Ferva por 5 minutos.

    Couve

    couve em balcão de madeira
    Saharosa40/Thinkstock/Getty Images

    Além de fibras, a couve é rica em magnésio e cálcio (bons para a saúde dos ossos). Quanto juntar ao caldo: 1 folha (15 cal) picada. Ferva por 10 min.

    Acelga

    Rolinho de acelga
    André Maciera/Rituaali Clínica e Spa

    Macia, a acelga combina bem com sopa. Ela é rica em fibras e magnésio. Quanto juntar ao caldo: 2 folhas picadas (20 cal). Ferva por 10 min.

    Especiarias

    Gengibre

    Gengibre em rodelas e pedaços
    Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images

    O zingiberine, substância que dá o sabor ardido, eleva em até 20% a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 pedaço (3 cm) de gengibre fresco ralado.

    Canela em pau

    bonchan/Thinkstock/Getty Images

    Carrega substâncias estimulantes que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação. Quanto juntar ao caldo: 3 pauzinhos. Ferva por 5 minutos.

    Pimenta

    alimentacao-pimenta-dieta
    TasiPas/Thinkstock/Getty Images

    Responsável pelo sabor ardido, a capsaicina reduz a fome e acelera a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 ponta de pimenta vermelha picadinha.

    Chá-verde

    CHÁ-VERDE
    YelenaYemchuk/Thinkstock/Getty Images

    Concentra fitoquímicos que desintoxicam e aceleram o metabolismo. Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) do chá preparado mais forte.

    Continua após a publicidade
    Publicidade