Aprenda a escolher seus acessórios de natação — e a cuidar deles

As peças certas conseguem combater as agressões dos produtos químicos e, ainda, ajudam você enxergar tudo dentro d’água e deslizar mais facilmente

1. Maiô

O tecido é importante tanto para a performance quanto para a durabilidade da peça. Bia Feres, irmã gêmea de Branca e atleta do nado sincronizado, prefere modelos de helanca, como o Infinetex +, da Adidas, por serem mais resistentes. Já a ex-atleta de natação Fabíola Molina, diretora da marca com seu nome, explica que uma modelagem justa não incomoda no bumbum nem deixa a água entrar no maiô (o que diminui a velocidade do nado). Opção para tomar um solzinho durante o treino: sunquíni.

Leia mais: Fernanda Gentil adota a natação e seca 5 quilos

2. Touca

As de silicone são as mais gentis com os fios. Para quem tem a cabeleira extensa e volumosa, existem opções com espaço extra bem no local do coque. Se sua pele é sensível, prefira modelos hipoalergênicos.

3. Óculos

Assim como no tênis de corrida, a tecnologia e a qualidade do material são imprescindíveis.“O silicone, por exemplo, veda o ar à cabeça, sem machucar a pele”, diz Eduardo Nascimento, diretor da Aqua Sphere Brasil. Já as lentes têm proteção contra raios UVA e UVB, propriedades que previnem embaçamento e riscos, além de visão 180° (para você acompanhar a adversária na raia ao lado). Os formatos menores são mais aerodinâmicos, e a cor depende do ambiente: piscinas cobertas, lentes transparentes; áreas externas, fumê ou espelhadas – as polarizadas são mais eficientes para eliminar o clarão do sol refletido na água.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA 

Cuidados

Em vez de colocar o maiô na máquina ou deixá-lo de molho, lave-o durante o banho com água corrente – sem alvejante. E só! Se você vai do treino direto para outro lugar, evite deixar a roupa molhada em sacos plásticos, porque ali ela não vai secar. O ideal é retirar todo o excesso de água com a toalha e pendurar em um cabide no carro ou guardar em um compartimento arejado da mochila. Se na sua academia tiver uma máquina de centrifugar, pode aproveitar que não estraga.

Para conservar o silicone da touca, seque-a bem na toalha, passe um pouco de talco e guarde. Até mesmo os produtos antiembaçantes dos próprios óculos podem deixá-los sujos. Para Bia, limpar as lentes com sabonete líquido neutro é a melhor tática.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s