Fui sereia por um dia e amei! Você também pode ser, sabia?

Nossa editora de fitness, Daniela Bernardi, fez uma aula de sereísmo e conta como foi a experiência e os motivos para você entrar nesse movimento

Quem nunca sonhou em ser sereia quando criança? Eu, pelo menos, sempre brincava de Ariel com minha irmã na piscina do prédio – por horaaas. Duas décadas depois, tive a oportunidade de realmente vestir uma cauda, colocar um par de brincos de estrela-do-mar e sair nadando por aí. A aula de sereísmo – que fiz com a coach de sereias Thaís Picchi, da Aqua Magia –, além de ser hiperdivertida, também pode ser um jeito diferente de acionar os músculos das pernas e do abdômen e até de melhorar o fôlego.

Veja tambémCorpo de sereia: Isis Valverde se prepara para nova personagem

Claro que, por ser uma atividade lúdica, você não vai ficar com coxas torneadas e com o condicionamento do Michael Phelps. Mas dá para tirar algum benefício fitness da brincadeira. O personal trainer e colunista da BOA FORMA Rafael Lund me explicou que, ao estender os joelhos e o quadril, a gente usa a musculatura do quadríceps para fazer força. Já o core é recrutado para estabilizar o tronco durante as ondulações. Confira, no vídeo abaixo, como foi divertida minha experiência.

 

Como nossas pernas ficam presas dentro da cauda (e os pés são encaixados em um mofim, uma espécie de pé de pato duplo), o nado se torna mais difícil – e é quase impossível apoiar no chão. Por isso, a Thaís frisou que, no começo, é fundamental que tenha alguém sem o acessório por perto para garantir a segurança.

O primeiro passo da aula: aprender a ondular como sereia, fazendo movimentos curtinhos e mais amplos, que podem ser vistos de fora da água. Também dá para nadar em forma de parafuso (piruetas), de lado e de barriga para cima. Na piscina, você precisa ter uma consciência corporal completamente diferente, já que nossa densidade muda e perdemos um pouco a referência de profundidade e direções.

Vale lerCabelo à prova de piscina

Para mim, o grande desafio foi manter os olhos abertos e, ao mesmo tempo, mandar beijinho para a câmera (as bolhas ficam lindas na foto!). Mas tudo é questão de treino. A Thaís me deu uma superdica: ao subir à superfície, inclinar bastante a cabeça para trás para que a água escorra dos olhos (mesmo assim, eles arderam pelo resto do dia [risos]). Já o fôlego de sereia – a Thaís consegue permanecer quatro minutos sem respirar! – exige um treinamento específico de apneia e preferimos deixar para uma próxima vez.

O que é o sereísmo?

Bom dia!!! 🐬☀😊 #faltapouco #nature #backstage #aforçadoquerer #estréiasegunda @gshow

A post shared by isis valverde (@isisvalverde) on

Esse movimento, que invadiu o feed do Instagram e até a atual novela das 21h da Globo, A Força do Querer, com a personagem Ritinha, da atriz Isis Valverde, vai muito além das fotos bonitas à beira da piscina. O sereísmo tem a ver com respeitar a natureza (sim, para ser sereia de verdade, você precisa defender o meio ambiente) e se amar. Vantagem: existem caudas para todos os tipos de corpo que valorizam nossas curvas, sejam elas quais forem. “Você pode assumir a personalidade que quiser: uma sereia sensual, misteriosa, meiga e até maléfica”, conta Thaís. Eu me inspirei na Ariel e saí com um sentimento nostálgico da aula – agora, só falta encontrar meu príncipe encantado por aí…

Uma sereia passando na sua timeline 🐠🐠 #sereísmo #aquamagia #atitudeboaforma

A post shared by Daniela Bernardi (@danibernardi_) on

Onde encontrar as caudas:

www.meninasereia.com

www.sirenita.com.br

www.mirellaferraz.com

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s