Alternar dormir muito com noites sem descanso piora a atenção

Pesquisa analisou jovens que dormiam de três a sete horas por noite e descobriu que a criatividade e a capacidade de cumprir prazos também foram afetados

Você é daquelas que estica as noites da semana o máximo possível — com trabalho ou happy hours — porque sabe que vai poder compensar essas horas de sono perdidas durante o sábado e o domingo? Pois saiba que quanto mais variada for a consistência do seu descanso ao longo das semanas, piores vão ficar suas funções cognitivas.

Explicamos: o correto é ter um padrão de sono regular, pois o que importa de verdade é a quantidade de horas dormidas a cada dia e não o total de horas na semana. É que nosso cérebro trabalha melhor quando está em uma rotina em vez de situações em que alternamos entre forçar o limite do corpo e relaxar.

Leia mais: Um fim de semana na natureza para dormir melhor

Pesquisadores da Baylor’s College of Arts & Sciences, nos Estados Unidos, analisaram 28 estudantes com a ajuda de uma pulseira de monitoramento de padrão de sono, de dados fornecidos pelos próprios participantes e de alguns testes que exigiam concentração.

O resultado mostrou que um ciclo de sono irregular, além de influenciar negativamente a atenção e a criatividade, também compromete o planejamento, o discernimento para identificar e corrigir erros e a capacidade de cumprir prazos. E pior: quando a situação se torna crônica, outros problemas mais graves podem começar a surgir, como a ansiedade e a depressão.

Leia mais: 5 conselhos importantes para quem sofre de insônia

Por isso, o melhor que você tem a fazer quando um projeto superimportante cai na sua mesa é se organizar e ir dormir cedo em vez de passar todas as noites trabalhando no escritório.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s