8 momentos em que você sabota seu sono sem perceber

Sim, a gente está tão acostumada a fazer certas coisas que nem se dá conta que isso pode atrapalhar a nossa noite!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h28 - Publicado em 8 abr 2016, 14h19
Thinkstock
Thinkstock (/)
Continua após publicidade

Existe uma grande diferença entre adormecer e desmaiar. A primeira acontece de forma natural, tranquila e você já acorda renovada. A segunda é simplesmente o resultado da exaustão de um longo dia de trabalho e compromissos. Para conquistar os benefícios da primeira opção, selecionamos alguns hábitos que comprometem sua noite de sono. Acredite: você faz isso sem perceber!

1. Você não está recebendo bastante luz solar na parte da manhã
A exposição à luz do sol no período matutino redefine seu ritmo circadiano – mecanismo que comanda o ritmo de todas as funções do corpo. A luz faz você se sentir alerta na parte da manhã e já te prepara para sentir sono com mais facilmente à noite. Por isso, tente caminhar pela manhã ou almoçar em um local com bastante janela. Assim, você consegue cumprir a meta.

2. Você está treinando na hora errada
Quando o assunto é malhação, existem basicamente dois tipos de pessoas: aquelas que se sentem energizadas após o exercício e aquelas que se acalmam naturalmente depois. Por isso, vale fazer o teste e entender como o seu corpo funciona melhor: de manhã ou à noite. Contudo, malhar antes de dormir pode não ser uma boa ideia, porque a atividade causa muita excitação no sistema nervoso autônomo. Com isso, você demora mais tempo para pegar no sono.

3. Você não está se exercitando com frequência
Colocar a atividade na sua rotina é a melhor coisa que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono. Pesquisas comprovam que 20 a 30 minutos de alguma modalidade aeróbica todos os dias resulta em uma noite bem dormida. 

4. Você mantém todas as luzes acesas até pegar no sono
Para ajudar na produção de melatonina, você precisa escurecer as luzes do quarto cerca de 90 minutos antes de dormir. Por isso, nada de ficar no celular, tablete ou de olho no Netflix.

Continua após a publicidade

5. Você deixa o celular carregando durante a noite
Mensagens, e-mails, notificações… Se o celular não fica no silencioso, esses barulhos vão atrapalhar a sua noite. E, em muitos casos, isso impede que você atinja o nível de sono profundo – ideal para a recuperação e relaxamento do organismo. Tente desligar notificações à noite ou carregar o telefone em outro cômodo.

6. Você gosta de ler na cama
O conselho dos especialistas do sono é: restringir a exposição à luz durante 1h ou 1h30 antes de dormir. Então, aqueles minutinhos de leitura faz com que você durma mal ou sofre com insônia. 
 

7. Você come bastante durante o jantar
Uma refeição pesada (ou gordurosa) pode demorar até quatro horas para ser digerida. Por isso, se o seu jantar for às 21h, o seu organismo ainda estará trabalhando até às 24h. Além disso, o hábito pode causar azia ou refluxo. Por isso, tente comer refeições menores e menos calóricas antes de ir para a cama. 

8. Você está bebendo muito líquido antes de dormir
Sim, o famoso xixi noturno também atrapalha o seu sono. Por isso, nada de ficar se enchendo de água, chá ou suco antes de se jogar na cama.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.