Continua após publicidade

Escova massageadora capilar: para que serve e como usar

Quando utilizada corretamente, essa ferramenta pode oferecer uma série de benefícios à saúde do couro cabeludo e dos fios. Entenda!

Por Juliany Rodrigues
25 mar 2024, 19h00

Você já pensou em incluir uma escova massageadora capilar no seu haircare? A ferramenta promete uma série de benefícios ao couro cabeludo e aos fios.

“A escova massageadora capilar serve para fazer uma massagem no couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo a saúde dos cabelos. Ela ajuda na esfoliação, na remoção de resíduos e na distribuição uniforme do óleo natural dos cabelos, além de proporcionar uma sensação de relaxamento, o que pode, inclusive, contribuir para a melhora da qualidade do sono”, explica o Dr. Lucas Miranda, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Clínica Lucas Miranda em Belo Horizonte.

Benefícios da escova massageadora capilar

A massagem realizada pela escova faz com que a circulação sanguínea do local seja ativada, o que promove um melhor de aporte de nutrientes e oxigênio para o couro cabeludo. “É bom para os fios que estão nascendo, mas não muda nada em relação aos que já estão longos”, alerta a Dra. Letícia Ambrosano, especialista em transplante capilar.

Por proporcionar uma limpeza profunda, a ferramenta ajuda na prevenção de coceiras e descamações, na remoção de células mortas e sujidades e na melhora da saúde do cabelo.

“A massagem capilar ainda estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, o que auxilia na redução da tensão e do estresse acumulados”, acrescenta o Dr. Danilo S. Talarico, pós-graduado em dermatologia clínica-cirúrgica, transplante capilar e tricologia médica, medicina estética e perícia médica. 

    Como usar?

    O modo de uso pode variar de acordo com o modelo da escova. No entanto, geralmente, o recomendado é utilizá-la durante a aplicação do shampoo no banho, com os cabelos úmidos e movimentos circulares suaves.

    Continua após a publicidade

    “Algumas pessoas também optam por utilizar a escova massageadora em cabelos secos para estimular o couro cabeludo entre as lavagens”, afirma Talarico.

    Existem contraindicações?

    “Pessoas com doenças no couro cabeludo, como dermatite ou psoríase, podem não se beneficiar ou até mesmo sofrer irritações com o uso da escova massageadora. Indivíduos com sensibilidade extrema no couro cabeludo também devem evitar o uso excessivo dessa ferramenta e procurar um médico o quanto antes”, destaca o Dr. Danilo.

    Além disso, o Dr. Lucas ressalta que quem foi submetido a procedimentos cirúrgicos recentes no couro cabeludo deve esperar para utilizar a escova massageadora capilar.

    “Se você tem cabelos muito oleosos, deve usar a escova com menos frequência, para não estimular demais as glândulas sebáceas e aumentar a produção de sebo“, completa Miranda.

     

    Quais cuidados ter?

    Para evitar traumas excessivos no couro cabeludo e danos aos fios, é importante fazer movimentos suaves ao usar a escova massageadora e não aplicar muita pressão. “A escova traz o conceito de auto cuidado com prazer e calma. Então, o ideal é que todo o momento seja delicado”, fala a Dra. Letícia. 

    Continua após a publicidade

    Também é fundamental manter a escova sempre limpa e higienizada e ter em mente que essa ferramenta é apenas um complemento ao cuidado com os cabelos, não substituindo uma rotina adequada de higiene e tratamentos.

    Compre agora

    Escova Massageadora Shampoo Brush - Ricca

    ricca escova massageadora

    Esta escova contribui para a remoção do sebo e do acúmulo de produtos no couro cabeludo, ativa a circulação sanguínea, massageia e colabora para o crescimento dos fios.

    Escova de Massagem para Couro Cabeludo MBrush - 1Care

    my brush escova massageadora capilar

    Adequada para todos os tipos de cabelo, esta escova massageadora conta com cerdas suaves, porém firmes, que ajudam a fazer uma limpeza eficaz e profunda no couro cabeludo. Dessa forma, garante a remoção da sujeira e do excesso de oleosidade sem prejudicar a região. Por ser desenvolvida com materiais de alta qualidade e uma alça ergonômica, é um item durável, confortável e preciso.

    Escova Limpeza Do Couro Cabeludo - My Brush

    my brush escova massageadora capilar

    Com cerdas de silicone macias e flexíveis, esta escova massageadora proporciona uma melhora na circulação sanguínea, distribui os óleos naturais, desobstrui os folículos capilares e limpa profundamente sem machucar o couro cabeludo.

    Publicidade