Continua após publicidade

Varizes na gravidez: saiba como lidar com a condição durante essa fase

Segundo estudos, as varizes afetam 72,2% das grávidas no Brasil. Entenda!

Por Juliany Rodrigues
26 mar 2024, 19h00

De acordo com um estudo do Jornal Vascular Brasileiro, as varizes afetam 72,2% das grávidas do Brasil, provocando, além de dores e outros desconfortos, muita preocupação nas futuras mamães.

Com o crescimento da barriga durante a gestação, o aumento do peso pode comprometer o retorno venoso, o que resulta em pernas mais inchadas e dolorosas, sensação de peso e cansaço. Além disso, essa alteração pode aumentar o risco de trombose e piorar as varizes que já existem ou favorecer o aparecimento de novas.

“As varizes podem surgir em qualquer momento durante a gravidez, mas muitas mulheres notam seu aparecimento principalmente no segundo trimestre. Isso ocorre porque durante esse período, o útero está crescendo significativamente, exercendo pressão sobre as veias na pelve e no abdômen, o que pode dificultar o retorno venoso das pernas ao coração”, explica a a Dra. Carol Mardegan, especialista em cirurgia vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Para diagnosticar e avaliar a gravidade da condição, é fundamental realizar o exame de ecodoppler, segundo a especialista. Vale lembrar que o acompanhamento médico é crucial para garantir a saúde e o bem-estar da gestante e do bebê.

Continua após a publicidade

“É recomendado que as mulheres grávidas informem ao profissional qualquer sintoma relacionado às varizes, tais como dor, inchaço excessivo ou alterações na cor ou textura da pele, para que recebam o diagnóstico e tratamento adequados” , conclui Mardegan.

Mardegan ressalta que cada gravidez é única. Ou seja, enquanto algumas mulheres podem sofrer com as varizes desde os estágios iniciais dessa fase, outras podem não apresentá-las.

“O tratamento das varizes durante a gravidez geralmente se concentra em medidas conservadoras e não invasivas para aliviar os sintomas e minimizar o risco de complicações”, destaca.

Continua após a publicidade

Como lidar com as varizes na gestação?

Para lidar com os sintomas das varizes durante a espera do bebê, a médica recomenda a prática de atividades físicas leves, por exemplo, caminhadas, hidroginástica e alongamentos, que podem ajudar a evitar complicações mais sérias, não usar salto alto, não ficar em pé por muito tempo e tomar bastante água.

O uso de meias de compressão também pode ser indicado, contribuindo para a prevenção da piora do quadro. “Essas meias melhoram a circulação sanguínea nas pernas, diminuindo inchaços e sensação de peso“, conta.

Continua após a publicidade
Publicidade