Alimentos que sabotam seu ganho de massa muscular: conheça os vilões

O que você come pode fazer toda diferença no processo de hipertrofia. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 27 Maio 2025, 10h41 - Publicado em 26 Maio 2025, 16h00
alimentos que atrapalham a hipertrofia
Alimentos que atrapalham o ganho de massa muscular | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Existem erros na dieta podem atrapalhar o ganho de massa muscular. Enquanto alguns alimentos podem ser considerados grandes aliados para a hipertrofia, outros podem comprometer os resultados, mesmo com os treinos e o descanso adequados.

A seguir, Boa Forma lista o que você deve evitar consumir se o seu objetivo é aumentar os músculos de forma eficiente e saudável. Confira!

Alimentos que atrapalham o ganho de massa muscular

1. Alimentos gordurosos

Alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, por exemplo, frituras, fast-foods, salgadinhos industrializados e embutidos, podem atrapalhar o ganho de massa muscular.

Eles desencadeiam inflamações no organismo,  o que acaba dificultando a recuperação muscular. Também são pobres em nutrientes como vitaminas, antioxidantes e minerais, que fazem bem ao organismo e podem auxiliar no processo de hipertrofia.

Além disso, o consumo frequente de alimentos gordurosos está associado ao acúmulo de gordura corporal.

2. Açúcares adicionados

Alimentos ricos em açúcares adicionados, como doces e refrigerantes, podem trazer malefícios para o processo de hipertrofia. Quando consumidos frequentemente, eles podem causar o ganho de peso e o aumento da gordura e de inflamações no corpo.

Continua após a publicidade

Uma pesquisa publicada na National Library of Medicine mostrou que a ingestão exagerada de açúcares adicionados está relacionada com o desenvolvimento de condições metabólicas, como a resistência à insulina, que afetam negativamente o metabolismo e prejudicam o ganho de músculos.

3. Ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são grandes vilões para quem busca a hipertrofia. Eles apresentam uma baixa qualidade nutricional, podem aumentar as inflamações, prejudicam o equilíbrio hormonal e favorecem o ganho de gordura.

4. Álcool

“O corpo vê o álcool como uma toxina, então, quando consumido, ele trabalha para metabolizá-lo antes de qualquer outra coisa, podendo impactar negativamente na eficiência do corpo em metabolizar e utilizar nutrientes como carboidratos e proteínas para dar suporte ao reparo e crescimento muscular”, explica a nutricionista Reema Kanda, dos Estados Unidos.

5. Cereais refinados

Os cereais refinados, como pão branco e arroz branco, podem não ser a melhor escolha para quem deseja desenvolver músculos.

Continua após a publicidade

Esse alimentos têm um alto índice glicêmico, causando picos de glicose no sangue, impactam o metabolismo e são pobres em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a hipertrofia.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.