Substitutos do arroz: 7 carboidratos que vão trazer variedade ao seu almoço
Confira alguns alimentos que são boas alternativas para compor refeições principais no lugar do arroz

Não há como negar que o arroz é um dos carboidratos mais consumidos no dia a dia pelos brasileiros, especialmente pela combinação super tradicional com o feijão. No entanto, existem diversas outras fontes deste macro nutriente que podem substituir o grão para compor as refeições principais.
A seguir, nós indicamos alguma delas para você conseguir variar na dieta sem influenciar no consumo diário de carboidratos. Confira!
Opções de carboidratos para substituir o arroz
- Cevada
Uma pesquisa suíça revelou que a cevada pode ser uma grande aliada contra a fome exagerada. Isso acontece porque ela eleva os níveis de açúcar no sangue mais lentamente. Só um alerta: os produtos feitos com cevada têm glúten – proteína que, consumida com frequência e em excesso, pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo.
- Macarrão integral
Um estudo Britânico mostrou que o alto consumo de grãos integrais – cerca de três porções diárias – foi associado com baixo IMC e menos gordura abdominal, o que reforça o que outras pesquisas já revelaram sobre a relação entre uma dieta rica em alimentos integrais e a diminuição das medidas dos quadris. O truque é manter as porções de massas entre 100 e 200 calorias.
- Batata inglesa
A batata inglesa é uma fonte de carboidratos que pode fornecer energia, disposição e força, além de ser rica em nutrientes. Além disso, ela é rica em vitamina C, que tem propriedades antioxidantes, potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e o ritmo cardíaco, e fibras.
- Batata doce
Fonte de carboidratos complexos que fornece energia de forma gradual, ajudando a evitar picos de glicemia, esse tipo de batata é rico em fibras, promove saciedade e ajuda no ganho de massa muscular.
- Abóbora
Ela é magrinha (100 gramas do legume cozido tem entre 20 e 40 calorias) e, por isso, você pode comer bastante sem engordar. Além disso, tem água (cerca de 95%) e fibras aos montes, saciando mais que qualquer outra verdura, o que reduz mais um tanto de calorias consumidas no dia.
- Pão integral
Você não precisa se despedir dos sanduíches para diminuir a barriguinha. O importante é apostar nos pães com “100 % integral” na embalagem.
- Quinoa
A quinoa é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.