Continua após publicidade

Descubra como escolher o melhor lava-louças para sua casa

Tipos de máquina, eficiência elétrica, instalação e mais do que você tem que pesquisar antes de fazer o investimento

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 17h31 - Publicado em 18 ago 2024, 15h29
casal mexendo no lava-louças
O aparelho facilita - e muito - a rotina. Mas é preciso escolher o certo (./Freepik)
Continua após publicidade

É muito provável que, entre os minutos do seu dia gastos na frente da pia, você tenha pensado “e se eu comprasse uma máquina de lavar louças?” E não é à toa. Os aparelhos lava-louças tornam o trabalho de manter uma casa arrumada uma tarefa menos difícil: eles dissolvem facilmente a gordura e a sujeira mais difíceis, tudo isso usando o mínimo de água e energia.

Mas aí entra o segundo problema: qual máquina escolher e, será que eu consigo ter uma na minha casa? Aí que entra a pesquisa. Saber o tipo, o estilo, a capacidade, o gasto elétrico, a instalação e algumas outras coisa que você nem sabia é uma etapa  importante dessa decisão.

Por isso, desenvolvemos um guia completo, com tudo que você precisa saber antes de escolher sua máquina.

Escolhendo uma lava-louças

Um bom primeiro passo é pensar em como você usará sua máquina de lavar louça: com que frequência você a usará? Você gostaria da opção de usar cargas menores com mais frequência? Você tem panelas, frigideiras e assadeiras grandes que precisam de lavagem regular? Quão importante é o fator ruído?

Se você tem uma cozinha menor, também será precisa levar em consideração o tamanho — e existem, sim, máquinas mais compactas para apartamentos pequenos, por exemplo.

Você quer ter o menor gasto possível com energia elétrica ou isso não é um fator pra você?

Continua após a publicidade

Anote todas essas dúvidas — e suas respostas, claro — em um caderno e passe para esse guia para escolher o melhor modelo.

Passo 1: Sabendo os tipos de máquinas de lavar louça

lava-louças
Lava-louças 14 serviços, da Samsung (Samsung/Divulgação)

Elas estão disponíveis em três categorias básicas.

Embutidas

As máquinas de lavar louça embutidas são projetadas para ficar embaixo de uma bancada, e são o tipo de máquina de lavar louça mais amplamente usado em residências. As embutidas geralmente ficam perto da pia da cozinha devido à necessidade de uma conexão de encanamento. Os modelos embutidos vêm em dois tamanhos: padrão e compacto.

Bancada

As lava-louças de bancada são projetadas para ficarem em um balcão. Essas máquinas normalmente medem entre 50 a 60 cm polegadas de largura e 55 a 60 cm de profundidade. Essas máquinas usam uma mangueira de entrada de água conectada à torneira da pia da cozinha e uma mangueira de drenagem que libera a água suja na pia. Ela também precisa de uma tomada elétrica próxima para fornecer energia.

Continua após a publicidade

Portátil

Unidades portáteis são ótimas opções para locatários, RVers e pessoas que vivem em espaços menores. Elas são um pouco maiores do que as unidades de bancada e podem acomodar de oito a 12 pratos por lavagem — unidades portáteis são projetadas para serem guardadas quando não estiverem em uso. No entanto, essas máquinas precisarão de acesso à pia da cozinha para água e drenagem, como as unidades de bancada.

Passo 2: as especificidades do seu aparelho

lava-louças
A lava-louças Samsung não marca as digitais (Samsung/Divulgação)

Acabamento externo

As lava-louças estão disponíveis em branco, preto, ardósia, aço inoxidável, escovado, aço inoxidável preto e até mesmo em cores. Alguns acabamentos, como aço inoxidável escovado, são mais resistentes a impressões digitais do que outros acabamentos. O acabamento deve combinar ou complementar os acabamentos dos seus eletrodomésticos existentes na cozinha.

Localização do painel de controle

A maioria das lava-louças possui controles montados na parte frontal da porta. No entanto, há modelos que apresentam os painéis de controle ao longo da borda superior da porta, onde ficarão escondidos quando a porta for fechada. Esta opção é puramente estética e oferece uma aparência simplificada e moderna. A principal desvantagem de um painel de controle oculto é que você não consegue ver quanto tempo o ciclo dura rapidamente.

lava-louças
(Samsung/Divulgação)
Continua após a publicidade

Tamanho e capacidade

O tamanho e a capacidade de uma máquina de lavar louça são geralmente medidos pelo número de pratos que ela pode conter por carga. A maioria das casas terá uma máquina de lavar louça padrão. Para apartamentos ou residências menores, uma máquina de lavar louça compacta é uma escolha melhor devido à disponibilidade limitada de espaço.

Material da cuba

As cubas (parte interna) da máquina de lavar louça são de aço inoxidável ou plástico. As cubas de aço inoxidável resistem a manchas e odores, secam mais rápido e são mais duráveis. No entanto, também são mais caras. As cubas de plástico são igualmente duráveis, mas não são tão resistentes a manchas.

Nível de ruído

Os níveis de ruído para lava-louças são indicados pelo nível de decibéis. Uma classificação de 45 decibéis ou menos é uma lava-louças praticamente silenciosa. Níveis de decibéis entre 45 e 50 têm o nível de som equivalente a uma chuva constante. Um nível de decibéis de 50 ou mais é equivalente ao nível de uma conversa normal. Quanto menor a classificação de decibéis, mais cara será a lava-louças.

lava-louças
(Samsung/Divulgação)

Velocidade e ciclos

Uma máquina de lavar louça típica apresenta pelo menos três configurações: normal, pesada e leve. As seleções de ciclo de lavagem variam de máquina de lavar louça para máquina de lavar louça, e uma com modos programáveis ​​ou integrados para lavagem rápida, delicada, enxágue e retenção etc., geralmente custará mais, mas pode economizar dinheiro em energia e água a longo prazo.

Continua após a publicidade

Desempenho de secagem

As máquinas de lavar louça econômicas usam o calor residual na cuba para secar os pratos. Na maioria dos casos, isso é suficiente. No entanto, algumas máquinas de lavar louça vêm com opções para secagem extra e podem incluir um elemento de aquecimento para secar os pratos, juntamente com um ventilador para circular o ar quente que agiliza o processo de secagem.

lava-louças
(Samsung/Divulgação)

Filtros

O filtro mantém a água de lavagem livre de alimentos, para que não seja depositada novamente nos pratos limpos. Existem dois tipos: autolimpante e manual.

Os filtros autolimpantes apresentam um moedor que pulveriza os detritos e os joga no ralo. Os filtros manuais precisam ser removidos e limpos com frequência para mantê-los livres de resíduos.

lava-louças
(Samsung/Divulgação)
Continua após a publicidade

Entendendo os gastos para sua casa

contas
(wayhomestudio/Freepik)

Uso de água

Felizmente, as lava-louças não devem usar mais do que 5,8 galões de água por ciclo, o que as torna muito mais eficientes do que os modelos mais antigos. Em um ciclo de lavagem automática na lava-louças Samsung 14 serviços, por exemplo, um modelo mais moderno, é gasto 14,03 litros, garantindo uma economia de aproximadamente 90% em relação à uma lavagem convencional da mesma quantia de louças.

Assim, a máquina de lavar acaba sendo muito mais economica.

Eficiência Energética

Procure máquinas de lavar louça com o selo de desempenho de nível A, segundo o Inmetro. Ele vai garantir contas de energia mais baixa e ajudar a proteger o meio ambiente. Essas máquinas de lavar louça atendem às rígidas diretrizes de eficiência energética.

Para reduzir ainda mais o uso de energia e economizar ainda mais em contas de serviços públicos, considere comprar uma máquina de lavar louça com estes recursos de eficiência energética:

  • Opções de meia carga

Se você costuma ter cargas menores de louça, procure uma máquina de lavar louça com um ciclo de meia carga ou somente na prateleira superior. Esses ciclos geralmente usam apenas um braço de pulverização ou são ciclos mais curtos que usam menos água.

  • Ciclos de lavagem rápida ou eco-wash

Se seus pratos não estiverem grudados com restos de comida, use um ciclo rápido ou expresso que use menos água ou tenha um ciclo de lavagem mais curto.

  • Ciclos de secagem

Se o ciclo de secagem da sua máquina de lavar louça incluir um ventilador, você usará menos energia porque os pratos secam mais rápido e usam menos calor. Em muitos modelos de máquina de lavar louça, você pode escolher executar o ciclo de secagem sem calor.

Instalação de lava-louças

Você pode evitar o incômodo de tentar instalar sua nova lava-louças sozinho comprando um pacote de instalação de lava-louças direto com o fabricante, que inclui a instalação por um instalador profissional licenciado e segurado. Um kit de conexão de lava-louças (vendido separadamente) também é necessário para a instalação.

Se você instalar sua nova lava-louças sozinho, precisará comprar apenas o kit de conexão de lava-louças. Ele contém os componentes necessários para conectar sua lava-louças a uma linha de água e fonte de energia.

Boa Forma indica: Lava-louças 14 serviços, da Samsung

lava-louças

Além de fazer uma limpeza profunda e silenciosa (perfeita para quem trabalha de casa, tem bebês pequenos ou apenas não quer o incômodo), a Lava-Louças 14 Serviços, da Samsung possui 14 diferentes funções, como o nome indica, incluindo uma função higiene, que faz uma autolimpeza com enxágue em alta temperatura e a função ciclo auto, que detecta o nível de sujeira nas louças. Dessa maneira, a lavagem é específica para não gastar água ou energia a mais.
Ela também possui a função meia carga, para quem quer lavar menos louças por ciclo e tem um sensor de abertura à prova de acidentes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.