Continua após publicidade

Germinação de sementes e grãos: aprenda a fazer em casa

São apenas 5 passos (fáceis)!

Por Eliane Contreras
Atualizado em 31 out 2016, 11h21 - Publicado em 14 ago 2015, 17h48

Os brotos de trigo (grama), feijão (moyashi) e de alfafa podem ser encontrados em alguns supermercados. Já a germinação das sementes e dos grãos é um processo geralmente feito em casa. A nutricionista Patrícia Ambrogi ensina como em cinco passos.

1. Coloque de 1 a 3 colheres (sopa) de grãos (trigo, grão-de-bico), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (linhaça, girassol, gergelim) em um vidro de boca larga. Acrescente água até que fiquem todos submersos.

Eising/ StockFood/ Latinstock
Eising/ StockFood/ Latinstock ()

2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas. Cubra o vidro com um pedaço de tecido fino e furadinho (do tipo tule) e prenda com um elástico. Escorra, enxágue em água corrente e escorra de novo.

Eising/ StockFood/ Latinstock
Eising/ StockFood/ Latinstock ()

3. Deixe o vidro inclinado em um escorredor ou uma tigela, repita as lavagens em água corrente duas ou três vezes por dia e escorra. Dependendo do grão e das condições do ambiente (luz e temperatura), a germinação demora de dois a cinco dias.

Eising/ StockFood/ Latinstock
Eising/ StockFood/ Latinstock ()

4. Lave muito bem os grãos germinados em água corrente (é importante para eliminar os resíduos). Use no preparo de sopas-creme, saladas e sucos (veja as receitas).

Eising/ StockFood/ Latinstock
Eising/ StockFood/ Latinstock ()

5. Para virar broto: assim que começarem a germinar, coloque os grãos ou as sementes em um vasinho com 3 centímetros de terra. Regue todos os dias com pouca água e espere de três a dez dias para consumir (eles devem crescer de 5 a 10 centímetros). Use no sanduíche, no suco e na salada.

George Clerk/ Getty Images
George Clerk/ Getty Images ()

 

Publicidade