7 dicas para aproveitar o melhor de cada alimento na dieta
Será que você está consumindo a sua fruta preferida da melhor maneira? E a verdura que não pode faltar no seu prato está sendo preparada do jeito certo? Descubra
Só fazer escolhas saudáveis não basta. No livro 50 Alimentos Funcionais, lançado pela revista SAÚDE (Editora Abril, R$ 25,90), você também descobre como aproveitar melhor o que põe no prato
1. MORANGO
Essa e outras frutinhas vermelhas (amora, cranberry) fazem bem para a cuca. Os flavonoides (substâncias antioxidantes) que elas carregam têm mais afinidade com o nosso cérebro do que os de outras frutas.
2. PERA
Coma com a casca. Essa parte concentra antioxidantes e fibras – substâncias que fazem com que o açúcar da fruta seja liberado aos poucos no sangue. Bom para quem malha e precisa de energia do começo ao fim da aula.
3. MIRTILO
Dúvida em comprar essa frutinha na versão congelada? Há indícios de que, ao sair do freezer, seu potencial antioxidante é até maior!
4. BERINJELA
A farinha desse legume dá uma forcinha na dieta, sim! Ela é rica em fibras e, por isso, aumenta a saciedade. Pode ser polvilhada na sopa (depois de pronta) e no iogurte ou batida no suco.
5. MILHO
Ele tem niacina – vitamina do complexo B relacionada ao bom humor. Vai dizer que você não fica feliz quando come pipoca? Mas não abuse do sal nem da manteiga. Ressalte o sabor com ervas e orégano, mesmo no milho cozido.
6. BRÓCOLIS
Eles são ricos em ácido fólico – vitamina que participa da oxigenação do organismo – e, nas grávidas, ainda reduzem a probabilidade de malformação do bebê. O segredo para preservar esse nutriente? Cozinhar a verdura no vapor, e rapidamente.
7. MAÇÃ
Mais uma fruta que traz muitos nutrientes benéficos na casca. Capriche na limpeza: o ideal é lavar e esfregar a maçã com uma esponja. E, se possível, escolha a versão orgânica.
8. CENOURA
Crua ou cozida? Se o objetivo é melhorar a absorção dos seus carotenos pelo nosso organismo, cozida! Mas ela deve ficar al dente: extrapolar o tempo no fogo destrói esses antioxidantes, assim como as fibras.