7 dicas para aproveitar o melhor de cada alimento na dieta

Será que você está consumindo a sua fruta preferida da melhor maneira? E a verdura que não pode faltar no seu prato está sendo preparada do jeito certo? Descubra

Por Marina Campos
Atualizado em 21 out 2024, 19h24 - Publicado em 26 jun 2016, 12h10
Caiaimage/Anthony Lee/Getty Images
Caiaimage/Anthony Lee/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Só fazer escolhas saudáveis não basta. No livro 50 Alimentos Funcionais, lançado pela revista SAÚDE (Editora Abril, R$ 25,90), você também descobre como aproveitar melhor o que põe no prato

1. MORANGO
Essa e outras frutinhas vermelhas (amora, cranberry) fazem bem para a cuca. Os flavonoides (substâncias antioxidantes) que elas carregam têm mais afinidade com o nosso cérebro do que os de outras frutas.

2. PERA
Coma com a casca. Essa parte concentra antioxidantes e fibras – substâncias que fazem com que o açúcar da fruta seja liberado aos poucos no sangue. Bom para quem malha e precisa de energia do começo ao fim da aula.

3. MIRTILO
Dúvida em comprar essa frutinha na versão congelada? Há indícios de que, ao sair do freezer, seu potencial antioxidante é até maior! 

4. BERINJELA
A farinha desse legume dá uma forcinha na dieta, sim! Ela é rica em fibras e, por isso, aumenta a saciedade. Pode ser polvilhada na sopa (depois de pronta) e no iogurte ou batida no suco.

Continua após a publicidade

5. MILHO
Ele tem niacina – vitamina do complexo B relacionada ao bom humor. Vai dizer que você não fica feliz quando come pipoca? Mas não abuse do sal nem da manteiga. Ressalte o sabor com ervas e orégano, mesmo no milho cozido.

6. BRÓCOLIS
Eles são ricos em ácido fólico – vitamina que participa da oxigenação do organismo – e, nas grávidas, ainda reduzem a probabilidade de malformação do bebê. O segredo para preservar esse nutriente? Cozinhar a verdura no vapor, e rapidamente.

7. MAÇÃ
Mais uma fruta que traz muitos nutrientes benéficos na casca. Capriche na limpeza: o ideal é lavar e esfregar a maçã com uma esponja. E, se possível, escolha a versão orgânica.
 
8. CENOURA
Crua ou cozida? Se o objetivo é melhorar a absorção dos seus carotenos pelo nosso organismo, cozida! Mas ela deve ficar al dente: extrapolar o tempo no fogo destrói esses antioxidantes, assim como as fibras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.