Continua após publicidade

7 táticas estranhas (mas comprovadas) que emagrecem

Comer chocolate no café da manhã, tomar água morna antes da refeição e fotografar o prato. Sim, essas e outras táticas que soam estranho podem te ajudar na dieta

Por Deise Coelho
Atualizado em 22 out 2016, 16h34 - Publicado em 3 nov 2015, 15h48

Se você está cansado de ouvir que a fórmula para emagrecer é diminuir as porções e colocar o corpinho em movimento, é hora de descobrir o que mais funciona. Esses truques – que a ciência comprova – podem diminuir o ponteiro da balança.

1. Comer chocolate no café da manhã
Não estamos sugerindo que você devore uma barra de chocolate ao acordar, mas você pode adicionar algumas gotas de chocolate na sua aveia ou saborear um smoothie proteico de chocolate. Surpresa? Nós também ficamos! Mas é fato: o tipo amargo – com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram do estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultado: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite.

2. Cortar os alimentos em pedaços grandes
Saladas ou sopas, preparadas com legumes cortados em pedaços grandes, levam menos tempo para serem preparados e podem ajudar na redução do peso. Em grandes pedaços, os alimentos exigem mais tempo de mastigação e maior esforço para comer, o que vai reduzir a rapidez com que você come e pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. Você também pode fazer o caminho inverso cortando a sua comida em pequenos pedaços. Assim, você engana o cérebro achando que há mais comida no prato do que realmente tem. 

3. Pagar o supermercado com dinheiro
Fazer a compra da semana com dinheiro vivo em vez de um cartão de crédito dá uma consciente melhor sobre o quanto você está gastando. E, consequentemente, se está exagerando na quantidade ou nas guloseimas. Desta maneira, é menos provável que você gaste com junk food ou com algo que não precise. 

Continua após a publicidade

4. Tomar água morna
A pesquisa mostra que beber um copo de água morna ou quente antes de uma refeição deixa você satisfeito mais rápido. Resultado: você acaba reduzindo o tamanho da refeição. Desta maneira, o corpo recupera a capacidade de enviar ao cérebro a mensagem de que está saciado e não precisa comer além do necessário.

5. Comer acompanhado
Se você almoçar ou jantar sozinha tem a probabilidade de comer até três vezes mais do que normalmente comeria se estivesse com uma companhia, sabia? Tente realizar a sua refeição com um amigo ou na frente de uma pessoa – mesmo que você a conheça. Vale sentar em um banco no parque, em um café ou no refeitório do escritório para colher os benefícios deste truque.

6. Fotografar o prato
Tirar um clique das suas refeições e lanches é uma maneira eficaz de manter o controle diário da ingestão de calorias. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos o quanto nós comemos. Com a foto em mãos, você tem a ideia exata da quantidade e qualidade de suas refeições.  Ah, o truque inclui as balinhas ao longo do dia, que normalmente são excluídas do saldo final. 

Publicidade