Continua após publicidade

Emagrecer no frio pode ser mais difícil; dicas para driblar o problema

Especialista indica como manter uma alimentação saudável

Por Giovana Santos
Atualizado em 12 set 2023, 15h00 - Publicado em 22 jun 2022, 11h49

O despertador toca, e o frio nos convida para ativar o modo soneca. Na hora do almoço, a vontade de comer uma saladinha vai embora. E à noite, precisamos de uma taça de vinho ou uma caneca de chocolate quente para esquentar o corpo… São inúmeras as situações que podem explicar por que algumas pessoas sentem mais dificuldade de emagrecer no inverno.

Publicidade

Há, também, os motivos biológicos. “Por ser mais frio, o nosso gasto energético é maior. E para poder manter o corpo aquecido, temos fome e vontade de alimentos mais calóricos, quentes e com mais carboidratos”, explica a nutricionista Ermelinda Vela Bertoldi, esteticista e fundadora da clínica Nutri Linda.

Publicidade

Contudo, apesar de apenas um fondue não ser capaz de fazer você engordar, manter essa rotina mais calórica pode levar ao aumento de peso com o tempo. Por isso, a especialista dá algumas dicas para quem quer manter uma alimentação mais saudável:

COMO MANTER A DIETA NO INVERNO?

Publicidade
1

ESCOLHA BEM AS SOPAS

Caldos com que levam muitas fontes de carboidratos (batata, mandioca, mandioquinha…) costumam ser mais calóricos e menos saciantes. O mesmo vale para carnes embutidas (linguiça, bacon, panceta) e preparações que levam creme de leite.

Publicidade
Continua após a publicidade

O ideal, então, é escolher uma receita de sopa mais leve, que inclui uma boa variedade de vegetais (chuchu, repolho, cenoura, abóbora, tomate) e proteínas boas (frango desfiado, carne em cubinhos e tofu).

2

NÃO ABANDONE A ACADEMIA

Publicidade

Praticar exercícios físicos no inverno aumenta o gasto calórico diário, aumenta a disposição e contribui para a manutenção da massa magra no corpo, ponto importante para manter o metabolismo “acelerado”.

3

NÃO QUER SALADA? VÁ DE LEGUMES COZIDOS

Publicidade

A gente sabe que as folhas geladinhas não parecem muito apetitosas nos dias frios. Contudo, é importante consumi-las, uma vez que elas concentram muitas fibras — que melhoram o trânsito intestinal e compõem o bolo alimentar, garantindo, assim, mais saciedade.

Por isso, opte por versões refogadas ou cozidas, como couve, escarola, espinafre… E não se esqueça dos legumes!

4
Continua após a publicidade

FAÇA ESCOLHAS MENOS CALÓRICAS NO DIA A DIA

No dia a dia, vale investir em um cardápio menos calórico. Se você não abre mão de um chocolatinho após o almoço, por exemplo, compre a versão 70% cacau, que tem menos gorduras. O leite pode ser desnatado, enquanto o vinho, seco.

5
Continua após a publicidade

APOSTE NOS CHÁS 

Eles são bebidas quentinhas que podem trazer alguns benefícios para a saúde — só não vale exagerar no açúcar. Durante o dia, invista em chá verde, preto ou de hibisco. Antes de dormir, vá de camomila, erva-cidreira e maracujá.

Publicidade
Publicidade