4 questões para avaliar antes de pintar o cabelo de loiro

Descolorir os fios fica lindo e levanta o visual, mas também pode te deixar de cabelos em pé. Para não ter surpresas tire suas dúvidas.

Por Carol Salles (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 19h15 - Publicado em 21 out 2014, 22h00
Mulher loira com a mão no cabelo
 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Até qual tom posso clarear para ficar um efeito natural?

Existe uma regrinha simples e básica que, em geral, funciona para a maioria das mulheres: o mais claro que se deve chegar é três tons abaixo do seu. Assim, quem tem cabelo castanho, por exemplo, pode usar tons próximos do caramelo, mel e dourado.

Leia mais: Relato inspirador de fotógrafa que passou por transição capilar

2. Dá para ficar loira em casa?

Embora existam colorações vendidas em farmácias que prometem dar o loiro dos sonhos, a maioria dos profissionais contraindica. “O processo de descoloração e coloração com tons mais claros é muito técnico e difícil de ser reproduzido em casa”, diz Eron Araújo. Cada cabelo pede um tempo diferente de descolorante e tintura para se alcançar um look harmonioso. Além disso, descoloração exige experiência para não danificar os fios. Outro ponto a se considerar é que o resultado de uma coloração feita em casa será monocromático, sem mechas nem nuances. Por isso, o ideal ainda é procurar um profissional.

3. Posso fazer outro procedimento químico?

Escovas, permanentes ou alisamentos à base de tioglicolato de amônia estão liberados, desde que seja respeitado um intervalo de 15 a 20 dias. “Recomendo também que se faça duas reposições de queratina nesse meio tempo para fortalecer o fio”, diz Thony Rodrigues. Os procedimentos com guanidina ou sódio são proibidos, pois são quimicamente incompatíveis com a amônia e podem quebrar os fios. Já as escovas à base de aminoácidos são seguras. Isso porque elas apenas selam as cutículas e envolvem o fio superficialmente, sem danificar ainda mais sua parte interna. Podem ser feitas no mesmo dia da descoloração.

4. Chapinha, secador ou babyliss estão liberados?

Sim, mas tenha em mente que esses aparelhos danificam ainda mais o cabelo – se o fio estiver muito poroso, pode até romper. Use com moderação e sempre aplique antes um protetor térmico no comprimento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.