Ácido glicólico: para que serve e como incluir na rotina de skincare
Veja ainda algumas recomendações de produtos que contam com o ativo em suas formulações
Se você é apaixonada pelo skincare, já deve saber alguma coisa a respeito do ácido glicólico. Isso porque esse ativo, que faz parte dos alfa-hidroxiácidos (AHA), um grupo de ácidos que podem ser encontrados na natureza, é bastante versátil, sendo interessante, principalmente, para o tratamento da acne, controle da oleosidade e rejuvenescimento da pele. Outra vantagem desse ácido, segundo a dermatologista Dra. Vanessa Perusso, é sua boa capacidade de tolerância em todos os tipos de pele.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Graças ao seu poder de promover uma esfoliação química, o ácido glicólico contribui para a remoção das células mortas da superfície cutânea e, como consequência, acelera a renovação celular. Ainda por causa disso, é capaz de aumentar a absorção de outras substâncias utilizadas na pele, potencializando seus efeitos.
A dermatologista diz que esse ativo melhora da textura da pele, e também lista as principais vantagens que ele entrega:
- Redução e prevenção das rugas e linhas de expressão;
- Ação seborreguladora e prevenção do surgimento de acne;
- Clareamento de manchas causadas pela acne, melasma ou pelo sol;
- Suavização, maciez e firmeza;
- Desobstrução dos poros;
- Ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a vermelhidão provocada pelas espinhas inflamadas.
COMO INCLUÍ-LO NA ROTINA?
Antes de tudo, vale ressaltar que, para obter o melhor resultado com o ativo, é fundamental procurar a orientação de um dermatologista, uma vez que esse profissional vai avaliar todas as características da sua pele e, assim, indicar o produto com a concentração de ácido glicólico adequada para você.
Dito isso, a Dra. Vanessa afirma que o composto pode ser utilizado tanto pela manhã quanto a noite. “Se optar por usá-lo na parte da manhã, a primeira etapa é lavar o rosto com o sabonete facial de preferência, secar bem e aí sim vir com o ácido glicólico e finalizar com o protetor solar. Se aplicado à noite, a primeira etapa segue sendo a lavagem do rosto e, em seguida, o ácido. Claro que outros produtos podem e devem estar entre essas etapas, como o hidratante”, conclui.
PRODUTOS COM ÁCIDO GLICÓLICO PARA UMA PELE MAIS BONITA
Gel de Limpeza Facial Purified Skin - Neutrogena
A primeira etapa do skincare é a limpeza, que deve ser feita com um sabonete com ativos que sejam adequados para as características de cada pele. Trouxemos uma boa opção: o Gel de Limpeza Purified Skin, da Neutrogena. Formulado com ácido glicólico, ele promove uma higienização gentil, sensação de frescor e é perfeito para se livrar da oleosidade.
Tônico Facial Acne Defense - Ricca
Após limpar a pele com um sabonete específico, chegou a hora de aplicar o tônico, um produto que contribui para remover efetivamente todas as impurezas. Este, da Ricca, conta com uma concentração de 4% de ácido glicólico e extratos botânicos em sua composição, auxiliando no equilíbrio do pH da pele, no controle da oleosidade e na uniformização do tom e da textura da derme. E tem mais: ao ser utilizado de forma contínua, atua na redução dos poros e das linhas finas.
Sérum Renovador 9,8% Ácido Glicólico + Aminoácidos - Principia
Por ser um produto com altas concentrações de ativos e capaz de penetrar profundamente na pele, o sérum facial é um grande aliado para lidar com algumas alterações, entre elas, rugas, acne e manchas. Este, da Principia, além de ter ácido glicólico na concentração de 9,8%, também possui um composto de aminoácidos. Seus resultados vão desde a diminuição de cravos e espinhas até a melhora da hidratação.
Ácido Glicólico - Creamy
Este é um creme retexturizador feito com 10% de ácido glicólico, 1% de alfa-bisabol e 2% de niacinamida. Juntos, todos esses ingredientes contribuem para o estímulo da produção de colágeno, para a redução do brilho excessivo e para a uniformização da textura e do tom da pele.
Sérum de Alta Potência Ácido Glicólico 8% Botik - O Boticário
Indicado para todos os tipos de pele, este sérum tem uma textura ultraleve e de rápida absorção, ou seja, não deixa aquele aspecto pegajoso. Seus ativos são: 8% de ácido glicólico, 1,5 de ácido salicílico e 2% de niacinamida. Ao incluí-lo na sua rotina de cuidados, você vai perceber que algumas características da pele vão melhorar, como a luminosidade, a textura, os poros, as linhas de expressão e a oleosidade.
Glycolic HA - La Roche-Posay
Para revitalizar a saúde e a aparência da sua pele, vale a pena investir neste produto, de La Roche-Posay. Composto por ácido glicólico e ácido hialurônico, age na hidratação e na restauração da barreira protetora da derme, além de reduzir os poros dilatados e acelerar a renovação celular.
Gel Facial Glicoisdin 25 Intense - Isdin
Recomendado para pele mista e/ou oleosa, este gel facial é formado por ácido glicólico e aloe vera, sendo que o primeiro ingrediente é o responsável por fornecer um efeito de peeling e o segundo por acalmar a pele e protegê-la contra os danos causados pelos radicais livres.