Como tratar o pescoço envelhecido

De cuidados caseiros a tratamentos em consultório, veja o que fazer para uma pele lisinha e uniforme

Por Larissa Serpa
7 abr 2025, 10h00
pescoço envelhecido
Quer ter uma pele lisa no pescoço? Não deixe de ler (./Freepik)
Continua após publicidade

Se os olhos são as janelas para a alma, então o pescoço pode muito bem ser a janela para sua verdadeira idade.

Enquanto muitos de nós estamos hiperfocados em preservar a juventude do nosso rosto, a pele abaixo do queixo é frequentemente negligenciada.

Você pode culpar tanto a biologia quanto o comportamento por contribuem para os sinais visíveis de envelhecimento no pescoço (mais sobre isso a seguir). Felizmente, há uma série de opções de tratamento para escolher que podem efetivamente abordar esses problemas, suavizando, firmando e levantando a pele para desafiar a gravidade.

Aqui, te contamos tudo que você precisa saber sobre os tratamentos para rejuvenescer o pescoço.

Por que o pescoço envelhece tão rápido?

Mulher fazendo skincare para o envelhecimento do pescoço
(kroshka__nastya/Freepik)

Em primeiro lugar, há diferenças fisiológicas a serem consideradas. Segundo Alline Vasconcellos Alves Peral, docente do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, a pele do pescoço é mais delicada do que em outras áreas do corpo, com uma derme mais fina e menos tecido adiposo abaixo da superfície, tornando-a mais propensa a rugas e flacidez.

Continua após a publicidade

Também há menos glândulas sebáceas no pescoço quando comparado ao rosto, o que significa que a área é mais propensa ao ressecamento. Os músculos do pescoço (termo técnico: platisma) também são muito fortes — e constantemente ativos. Eles começam a puxar para baixo a parte inferior do rosto, aumentando a papada na área.

E então, há também os fatores de estilo de vida a serem considerados: muitas pessoas não aplicam os produtos de cuidados com a pele que estão usando no rosto no pescoço, esquecendo até mesmo de algo tão básico quanto aplicar protetor solar nessa área.

Você também pode ter ouvido o termo “pescoço tecnológico”, que se refere a linhas finas horizontais que se estendem pelo pescoço. O apelido vem da causa: olhar constantemente para o seu telefone. O pescoço é como o rosto. Fazer repetidamente um movimento muscular que cria uma ruga acabará por fazer com que essa ruga se torne permanente. Sempre tivemos essas rugas no pescoço, mas agora elas estão se tornando cada vez mais proeminentes, mesmo nas gerações mais jovens, porque todo mundo está constantemente no celular.

Tudo isso para dizer que o pescoço é 100% suscetível a todas as mesmas preocupações que você tem com seu rosto — e mais algumas.

Então o que pode ser feito? Essas soluções apoiadas por dermatologistas — produtos tópicos e tratamentos no consultório — podem fazer uma grande diferença.

Continua após a publicidade

Trate seu pescoço em casa

jovens lifting no pescoço
(freepik/Freepik)

Existem alguns ajustes inteligentes que você pode fazer em sua rotina de cuidados com a pele em casa para tratar a área de forma eficaz. Estes são os mais importantes:

Aplique protetor solar

E isso significa diariamente. Parece simples, mas é a maneira mais eficaz de evitar os danos UV, que causam desde uma pele manchada e tom de pele irregular até a quebra do colágeno que leva à flacidez e rugas. Não há necessidade de comprar um FPS separado. Aplique o que estiver usando no rosto no pescoço. “A recomendação é que no mínimo seja utilizado FPS 30”, explica Alline.

Leve sua rotina de cuidados com a pele para o sul

Continua após a publicidade

Praticamente qualquer ingrediente antienvelhecimento que você usaria no rosto pode — e deve — ser usado no pescoço também. Isso inclui antioxidantes como vitamina C para proteger contra danos dos radicais livres, peptídeos e fatores de crescimento para fortalecer e firmar a pele e ingredientes hidratantes como ácido hialurônico e glicerina.

Uma ressalva: Retinoides. Eles são ótimos para o pescoço graças aos seus efeitos de aumento de colágeno, mas como o pescoço não tem glândulas sebáceas e é mais seco, ele pode ser mais suscetível aos efeitos colaterais (pense em ressecamento e irritação). O conselho dela? Limite-se ao uso uma ou duas vezes por semana.

Experimente um creme para pescoço

Se você quiser investir nessa etapa extra, vá fundo. Pode ser uma ótima maneira de combinar muitos desses ingredientes em uma fórmula que você sabe que será adequada para a pele do pescoço.

Use tecnologia

Continua após a publicidade

Certos dispositivos domésticos também podem ser úteis para o pescoço, incluindo ferramentas de microcorrente e terapia de luz LED, para estimular a circulação, aumentar o colágeno e esticar temporariamente a pele. Embora essas ferramentas caseiras não ofereçam os mesmos benefícios de certos procedimentos no consultório, com consistência e tempo, podem ser uma adição útil à sua rotina.

O que os dermatologistas podem fazer no consultório

fazer botox no pescoço
(master1305/Freepik)

No final das contas, isso depende da queixa primária de envelhecimento em questão. Mas certamente não faltam opções.

Para tratar a flacidez e esticar a pele, existem tratamentos como ultrassom e microagulhamento, que aquecem a derme para construir colágeno. Injetar preenchimentos bioestimulatórios (Sculptra ou Radiesse) é outra maneira de fazer isso.

Se a descoloração for sua principal preocupação, os lasers de resurfacing são eficazes. No entanto, tenha em mente que, como a pele do pescoço é diferente da do rosto, ela é muito mais suscetível a cicatrizes. O pescoço não consegue lidar com os mesmos tipos de configurações nesses dispositivos que o rosto, então é fundamental consultar um profissional treinado que saiba o que está fazendo.

Continua após a publicidade

E para aquele pescoço tecnológico, com rugas, as injeções de neurotoxina (botox) reinam supremas, conforme explica a dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux. Para tratar esses tipos de rugas causadas pelo movimento muscular, produtos tópicos não vão resolver. As injeções de neurotoxina suavizam os músculos platisma, ajudando a levantar a parte inferior do rosto e suavizar o pescoço.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.