Cuidado ao prender o cabelo evita quebra dos fios e danos no couro cabeludo

Romana Novais, médica tricologista, explica a respeito e dá dicas para cuidar dos fios

Por Maraísa Bueno
8 jul 2025, 20h00
.
Prender o cabelo muito forte pode causar danos aos fios e couro cabeludo, explica profissional (./Freepik)
Continua após publicidade

Mulheres que possuem os cabelos compridos, para muitas que praticam atividades físicas, é inevitável: a necessidade de prendê-los é imensa para não ter problemas na execução dos exercícios, não é mesmo?

Mas é preciso cuidados ao prender os cabelos, e caso faça isso de maneira muito forte, pode quebrar os fios e causar danos ao couro cabeludo.

E quem afirma essa informação é a médica tricologista Romana Novais, fundadora da Clínica Romana. “Isso acontece porque, quando você faz rabos de cavalo ou coques muito apertados, o elástico exerce uma tração constante nos fios, deixando-os mais frágeis e propensos a quebrar, principalmente na região onde o cabelo está preso”, explica. 

Romana ainda explica que essa tração pode não só danificar a estrutura do fio mas, em alguns casos, até afetar o folículo, aumentando o risco de queda em áreas específicas, chamada de alopecia por tração, caso aconteça de forma repetitiva. 

“No couro cabeludo, prender o cabelo muito apertado também pode causar dor, sensibilidade e inflamação local, já que a tração excessiva pode irritar a região e comprometer a circulação sanguínea, afetando a saúde dos folículos a longo prazo”, ressalta a médica tricologista. 

E ela dá a dica: “sempre prenda o cabelo de forma mais suave, alternar a posição dos penteados no dia a dia e escolher acessórios que não apertem demais, cuidando para que seu cabelo fique bonito, mas também saudável”.

Continua após a publicidade

Fortaleça a fibra capilar de dentro pra fora 

Romana explica que adotar cuidados no dia a dia pode ajudar a evitar a quebra dos fios, principalmente das mulheres que gostam de usar o cabelo preso. São eles: 

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, é essencial, já que o cabelo é formado principalmente por queratina, que depende desses nutrientes para se manter forte. 
  • Hidratar e nutrir os fios regularmente, usando produtos adequados ao seu tipo de cabelo para manter a elasticidade e evitar que ele fique rígido e quebre com facilidade. 
  • Utilize acessórios que não agridam o fio, como elásticos revestidos de tecido ou scrunchies
  • Prenda de forma mais suave para não causar tensão. Intercalar dias com o cabelo solto também ajuda a reduzir a tração constante, prevenindo a quebra e a queda.

Transpiração, cabelo preso e cuidados 

Para mulheres que transpiram muito durante os treinos, prender o cabelo é quase que inevitável. Mas é possível cuidar dos fios nesses momentos também. Romana listou 5 dicas para te ajudar: 

1

Prenda de forma suave: Opte por elásticos revestidos de tecido ou scrunchies, evitando apertar demais. Isso reduz a tração e o risco de quebra.

2
Continua após a publicidade

Evite prender o cabelo molhado de suor por muito tempo: Se possível, solte o cabelo logo após o treino para o couro cabeludo respirar e os fios secarem, evitando a proliferação de fungos e caspas.

 

3

Use penteados estratégicos: Tranças mais soltinhas ou coques baixos ajudam a reduzir o atrito e a quebra, além de proteger os fios do contato direto com o suor.

 

 

4

Higiene pós-treino: Lave o cabelo após atividades físicas intensas ou, se não for possível, use um spray de água termal ou um lenço umedecido específico no couro cabeludo para remover o excesso de sal e oleosidade até a próxima lavagem.

 

 

5

Hidrate regularmente: A transpiração pode deixar os fios ressecados, então manter uma rotina de hidratação e nutrição ajuda a fortalecer e proteger a fibra capilar.

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Continua após a publicidade

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.