Inverno à vista: quais os cuidados com a pele durante os treinos?
Dermatologistas explicam o que fazer para que a pele não sofra com o frio durante os treinos

A contagem regressiva para o inverno começou e para os amantes de atividades físicas, alguns pontos precisam ser redobrados com o corpo, ao ir para a academia ou parques e, um deles, são os cuidados com a pele.
Desde as peles mais secas, até as mais oleosas, os cuidados com a pele precisam ser diários. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a higiene da pele remove impurezas, o que previne o surgimento da acne, por exemplo, além de evitar o envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.
Quais cuidados com a pele eu preciso ter para treinar?
De acordo com a dermatologista Dra. Daniele Suzuki Locatelli, no inverno, os cuidados com a pele devem ser redobrados. “As temperaturas mais baixas, o vento frio e a baixa umidade do ar favorecem a perda de água da pele, o que pode causar ressecamento, sensibilidade, coceira e até rachaduras. Além disso, é comum tomarmos banhos mais quentes e demorados, o que também agride a barreira cutânea natural, favorecendo essas alterações”.
E a prática de atividades físicas durante o inverno exige ainda mais cuidados com a pele, indica a dermatologista e palestrante, Dra Lilian Brasileiro, treinando tanto em ambiente interno quanto externo: “No ambiente externo, a exposição ao vento, às baixas temperaturas e até mesmo ao sol pode causar ressecamento, vermelhidão e sensibilidade cutânea. Já em ambientes fechados, o aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva podem gerar obstrução dos poros, agravamento de acne e irritações”, explica.
Ambas dermatologistas destacam a importância de realizar uma limpeza da pele de forma suave após o exercício físico, assim é possível evitar a obstrução dos poros e até irritação, devido ao suor e impurezas.
E quais produtos para cuidar da minha pele nos treinos?
Dra Lilian destaca que os produtos ideais para os cuidados com a pele no inverno são aqueles que promovem hidratação e proteção sem obstruir os poros. “Na higienização, prefira sabonetes com pH e agentes de limpeza suaves, que não ressecam a pele. Um bom hidratante com ácido hialurônico, pantenol ou ceramidas é essencial, para ajudar a restaurar e manter a barreira cutânea”, destaca a profissional
E completa: “No caso de peles sensíveis, ingredientes calmantes também são benéficos. O protetor solar deve ter ação hidratante e ser resistente à água, especialmente para quem transpira bastante. Ingredientes antioxidantes como vitamina C e E também são bem-vindos, pois combatem os danos causados por radicais livres e poluição, comuns mesmo no inverno. Lembre-se de cuidar dos lábios também, com um lip balm com lanolina, manteiga de karité ou óleo de rosa mosqueta”.
Mas lembre-se: cada pele é única, seja ela seca ou oleosa. Consulte um dermatologista para saber quais produtos irão te ajudar com os cuidados com a pele nos treinos, principalmente durante o inverno.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.