Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

7 dicas dermatológicas para eliminar o odor nas axilas de vez

Esses truques vão te salvar naqueles dias quentes -- ou nos treinos longos

Por Larissa Serpa
Atualizado em 12 ago 2025, 10h18 - Publicado em 11 ago 2025, 10h45
axilas
Quer axilas sem mau odor? Não deixe de ler! (./Freepik)
Continua após publicidade

Estamos no auge do inverno mas você ainda sente o odor de axila saindo por baixo de seus braços?

Por mais desagradável que seja, ter mau cheiro nas axilas faz parte do ser humano. É um processo biológico normal. Mas sejamos realistas: esse fato não torna o cheiro mais agradável para as narinas, e entender as causas subjacentes desse “processo biológico” pode te dar as ferramentas para minimizá-lo.

Aqui estão dicas aprovadas por dermatologistas para acabar com o odor nas axilas de uma vez por todas.

O que causa o odor nas axilas?

Você pode presumir que a transpiração por si só pode causar odor corporal, mas a questão é um pouco mais complexa do que isso.

O corpo possui dois tipos de glândulas que liberam suor. Elas são chamadas de glândulas écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas estão localizadas em quase toda a pele e produzem um suor “aquoso” e inodoro que ajuda a resfriar o corpo quando estamos com calor, explica ela.

As glândulas apócrinas, por outro lado, estão localizadas nas áreas do corpo “com pelos”, como couro cabeludo, axilas e virilha. O suor produzido por essas glândulas é mais espesso e oleoso, e é composto por proteínas, gorduras e carboidratos. Não entendemos completamente a finalidade do suor liberado pelas glândulas apócrinas, mas ele geralmente acontece quando estamos estressados ou excitados.

Continua após a publicidade

Agora, veja só: nossa pele hospeda milhões de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Isso é chamado de microbioma da pele. Certas bactérias que vivem em nossa pele se alimentam principalmente do suor produzido por nossas glândulas apócrinas. E é somente quando essas bactérias começam a decompor nosso suor que sentimos aquele odor corporal desagradável.

“Os diversos microbiomas possuem suas características, que geram odores distintos quando em contato com o suor oleoso, produzido pelas glândulas apócrinas. Essa diversidade de cheiros requer tecnologias de desodorização de acordo com cada área do corpo”, explica Alessandra Rebouças, Coordenadora de Desenvolvimento na Unilever, empresa dona das marcas Rexona, Dove e Dove Men + Care.

Essa combinação de suor oleoso e bactérias em proliferação é a razão pela qual você tem maior probabilidade de ter um odor desagradável em áreas como as axilas.

E algumas pessoas podem naturalmente produzir mais odor corporal do que outras. Isso ocorre porque muitos fatores, como higiene, genética e alterações hormonais, podem influenciar a quantidade de bactérias que vivem em sua pele. Mas não se preocupe, continue lendo para descobrir maneiras de garantir que suas axilas não incomodem você ou qualquer outra pessoa.

Como me livro do odor nas axilas?

.
Pesquisa aponta que brasileiros deixam de treinar por medo do suor e odor (./Freepik)
Continua após a publicidade

Aqui estão as boas notícias: as ferramentas mais comuns para combater o mau cheiro nas axilas são desodorantes e antitranspirantes, e ambos são facilmente encontrados sem receita médica.

Antitranspirantes são produtos que contêm compostos químicos (geralmente alumínio) para reduzir a transpiração, obstruindo os dutos sudoríparos. Isso deixa as bactérias da pele com menos suor para se alimentar, o que, por sua vez, reduz o odor desagradável que elas produzem.

Desodorantes, por outro lado, geralmente não minimizam a transpiração e, em vez disso, mascaram o odor corporal com fragrâncias. Muitos desodorantes também contêm ingredientes antimicrobianos, como citrato de trietila e etilhexilglicerina, que previnem o crescimento de bactérias responsáveis pelo odor corporal quando misturados ao suor.

E você não precisa escolher apenas um ou outro. Muitos produtos no mercado contêm fórmulas que funcionam como desodorantes e antitranspirantes, que atuam para mascarar o odor corporal, matar bactérias e prevenir a transpiração. Você também pode aplicar ambos os tipos de produtos nas axilas para proteção extra.

Veja como você pode aproveitar ao máximo esses produtos que combatem odores, além de algumas estratégias extras para se livrar do mau cheiro nas axilas de uma vez por todas:

Continua após a publicidade
1

Use à noite

Antitranspirantes são eficazes a qualquer hora do dia. Mas você pode tentar aplicá-los à noite. Aplicar um antitranspirante após o pôr do sol, quando você tem menos probabilidade de transpirar, pode dar aos seus dutos sudoríparos mais tempo para absorver o produto, dando ao antitranspirante “uma vantagem inicial para agir”.

Você também pode aplicar novamente pela manhã, após o banho, para proteção extra.

2

Seque antes de aplicar

Às vezes, você mal se enxuga com a toalha após o banho antes de aplicar um bloqueador de odores e vestir uma roupa. Mas aplicar desodorantes e antitranspirantes quando estiver molhado pode impedir que o produto adira adequadamente à pele.

Continua após a publicidade

Se puder, espere aproximadamente 15 minutos após o banho antes de usar o antitranspirante. Quando estiver atrasado, seque as axilas com um secador de cabelo em temperatura fria por 10 segundos para secar mais rapidamente antes da aplicação. (Pode parecer um pouco bobo, mas funciona.)

3

Lave com peróxido de benzoíla

Você normalmente associa o peróxido de benzoíla ao tratamento da acne, já que é um ingrediente que mata bactérias. Mas, como as bactérias misturadas ao suor são a causa subjacente do odor corporal, isso significa que você pode usar sabonetes líquidos que contenham o ingrediente para tratar também as axilas com mau cheiro.

Procure sabonetes líquidos que contenham peróxido de benzoíla em concentrações de 10% ou menos. E certifique-se de não usar muito de uma vez, pois o ingrediente pode ser irritante. Deixe agir por alguns minutos enquanto estiver no chuveiro e depois enxágue.

Se o peróxido de benzoíla não for completamente enxaguado, você pode acidentalmente descolorir suas toalhas, tapetes de banho ou roupas.

Continua após a publicidade
4

Consulte um médico

Se você perceber que está suando mais do que o normal em todo o corpo ou em áreas específicas, como axilas, palmas das mãos, solas dos pés, rosto ou couro cabeludo, você pode ter uma condição chamada hiperidrose, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Nesses casos, você deve considerar consultar um dermatologista, que pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a transpiração.

Mas a hiperidrose não é a única condição que pode causar transpiração excessiva. Ela também pode ocorrer em pessoas com alguma anormalidade na tireoide, diabetes ou na menopausa ou perimenopausa.

E, de modo geral, se alguém não transpira e, de repente, começa a suar em excesso, isso requer atenção médica.

5

Use compressas de ácido glicólico

O ácido glicólico é um esfoliante, o que significa que ajuda a eliminar as células mortas da pele, que podem causar o odor corporal. O ácido glicólico também diminui o pH da pele, o que pode ajudar a reduzir o odor corporal, dificultando a sobrevivência das bactérias.

Aproveite esse ingrediente esfregando discos de ácido glicólico nas axilas. E aqui está um bônus: o ácido glicólico também ajuda a reduzir a hiperpigmentação, comum em áreas da pele que transpiram muito.

6

Experimente o ácido salicílico também

Assim como o ácido glicólico, o ácido salicílico é um esfoliante e pode ajudar a tornar a pele menos receptiva às bactérias causadoras de odores. Mas também é considerado um beta-hidroxiácido, o que significa que pode penetrar e limpar os poros e ajudar a quebrar a oleosidade presente no suor. Isso facilita a remoção do suor e ajuda a prevenir erupções cutâneas causadas por poros suados e obstruídos.

Embora o ácido salicílico não substitua desodorantes ou antitranspirantes, o ingrediente pode ser um bom complemento à rotina de cuidados corporais para quem sofre com o odor nas axilas. Considere experimentar discos ou sabonetes com ácido salicílico para ajudar a combater o mau cheiro nas axilas.

7

Considere fazer botox

Quando você ouve o termo “injeções de botox”, pode pensar em como elas podem ajudar a reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas. Mas é aprovado o procedimento também para o tratamento da transpiração excessiva.

O Botox funciona relaxando os músculos da glândula apócrina. Isso, por sua vez, impede que a glândula realize as contrações musculares necessárias para levar o suor à superfície da pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup