Continua após publicidade

Ovários policísticos e acne: qual a relação e como tratar

A síndrome dos ovários policísticos pode se manifestar de muitas formas, a principal é por meio de sintomas de pele (como a acne)

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 7 nov 2022, 08h00
síndrome dos ovários policísticos
 (Ron Lach / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem sofre com ovários policísticos (SOP) sabe que essa condição costuma aparecer de muitas formas – uma delas é por meio da pele, com o surgimento de acnes e espinhas. Aliás, as condições de pele são tão comuns em pacientes com SOP, que buscamos alguns especialistas para responder às principais dúvidas sobre o assunto. 

O QUE É A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS? 

Antes de mais nada, é importante entendermos o básico: a síndrome dos ovários policísticos é uma condição reprodutiva, metabólica e psicológica que afeta de 5 a 18% de todas as mulheres e gera impactos ao longo da vida. 

“A SOP continua sendo a doença endócrina mais comum em mulheres em idade reprodutiva, uma das causas mais comuns de infertilidade feminina e um fator de risco importante para o diabetes tipo 2”, explica a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista. 

O diagnóstico dessa condição é feito com base nos critérios de Rotterdam e é confirmado com dois dos três critérios:

    1. Excesso de andrógenos, hormônios descritos como “masculinos”  (hiperandrogenismo): que se manifesta clinicamente com excesso de pelos faciais ou corporais, acne e queda de cabelo, ou laboratorialmente pelo excesso de andrógenos medidos no sangue (como a testosterona)
    2. Ciclos menstruais irregulares
    3. Morfologia do ovário policístico vista no exame de ultrassonografia (doze ou mais cistos nos ovários)
    Continua após a publicidade

      “Vale a pena lembrar que em adolescentes, tanto os critérios de hiperandrogenismo quanto os de ciclos menstruais irregulares são necessários, e a morfologia ovariana não é incluída devido à baixa especificidade”, continua a médica. 

      Continua após a publicidade

      COMO A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS AFETA A PELE? 

      Segundo o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela USP e médico do Hospital Albert Einstein, a SOP gera acne, pele oleosa, aumento de pelos corporais (uma condição chamada hirsutismo) e queda de cabelo, por conta do aumento dos hormônios masculinos na mulher, principalmente a testosterona. 

       “As manifestações da acne comum e aquela causada pela SOP são as mesmas”, diz. “Mas, quando causada pela SOP, costuma vir associada à irregularidade menstrual e, na maioria dos casos, a sobrepeso ou obesidade”, explica. 

      COMO TRATAR A ACNE CAUSADA PELA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS?

      Para a dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero, existem alguns tratamentos específicos para esse tipo de acne – chamada de acne hormonal -, mas os mais eficazes são feitos com medicamentos antiandrogênicos, como os anticoncepcionais, a metformina, a espironolactona e, até mesmo, a isotretinoína. 

      O Dr. Igor complementa explicando que, além de ajudar com a acne derivada da síndrome dos ovários policísticos, os anticoncepcionais também regulam as menstruações – mais um motivo para esse ser um tratamento tão comum quando o assunto é a SOP. 

      Publicidade

      Essa é uma matéria fechada para assinantes.
      Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

      PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
      Fechar

      Não vá embora sem ler essa matéria!
      Assista um anúncio e leia grátis
      CLIQUE AQUI.