Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Menopausa e saúde da pele: 4 dicas essenciais para enfrentar as mudanças

Linhas finas e rugas, ressecamento, pelos faciais, acne, manchas... Descubra uma rotina para enfrentar todos esses problemas

Por Larissa Serpa
Atualizado em 11 nov 2025, 13h42 - Publicado em 10 nov 2025, 10h40
pele na menopausa
Descubra a beleza de envelhecer bem (./Freepik)
Continua após publicidade

A menopausa é uma das maiores mudanças biológicas na vida de uma pessoa que menstrua. Para algumas, viver sem menstruação e TPM pode ser algo positivo.

No entanto, as alterações hormonais associadas à menopausa também podem desencadear mudanças na pele que podem não ser tão bem-vindas.

Claro, a beleza vai além da aparência, mas entender o que acontece dentro e fora do corpo pode ajudar a se preparar para as mudanças relacionadas à menopausa.

A seguir, a gente te explica o que você deve saber:

Como a menopausa afeta a pele

Exercícios aeróbicos trazem diversos benefícios para a saúde da mulher na pós-menopausa, aponta estudo

A menopausa desencadeia uma queda nos níveis de estrogênio, o que pode causar alterações na pele, incluindo:

Continua após a publicidade
  • diminuição da produção de colágeno
  • aumento de linhas finas e rugas
  • pele mais fina e flácida
  • ressecamento
  • acne
  • manchas solares
  • aumento de pelos faciais

Uma revisão de pesquisas de 2013 indica que alguns tipos de colágeno podem diminuir em até 30% nos primeiros 5 anos após o início da menopausa.

Um estudo de 2019 sobre o formato dos rostos de 88 homens e mulheres também sugere que o rosto de mulheres na pós-menopausa envelhece mais rapidamente do que o de homens. A flacidez dos tecidos moles foi um dos sintomas do envelhecimento facial, segundo o estudo.

Níveis mais baixos de estrogênio também podem contribuir para o ressecamento da pele, como aponta uma revisão de pesquisas de 2020.

Por fim, as pesquisas divergem quanto à prevalência de acne durante e após a menopausa, mas uma revisão de pesquisas de 2019 observa que as alterações hormonais provavelmente contribuem para o problema.

Continua após a publicidade

A queda de cabelo no couro cabeludo costuma ser um sinal de envelhecimento. No entanto, pelos faciais podem aparecer na pele durante a menopausa.

Como lidar com linhas finas e rugas

Linhas finas podem ser o primeiro sinal visível de envelhecimento da pele. Especialistas recomendam três etapas principais para o cuidado da pele:

  • Peptídeos

Os peptídeos podem estimular a produção de colágeno. Como o colágeno é uma das fibras que mantêm a pele com aparência firme e lisa, os peptídeos podem ajudar a reduzir a aparência de linhas finas. Uma revisão de pesquisas de 2021 sugere que produtos cosmecêuticos contendo peptídeos bioativos, que são pequenos fragmentos de proteína, podem ajudar a reduzir linhas finas e rugas.

  • Retinol
Continua após a publicidade

O retinol também pode atenuar a aparência de rugas e linhas finas durante a menopausa. Isso é corroborado por uma revisão de pesquisas de 2022, que sugere que o retinol pode melhorar a elasticidade da pele e ajudar a mantê-la hidratada.

  • Protetor solar

Se o protetor solar não faz parte da sua rotina de cuidados com a pele, agora é a hora de mudar. A exposição solar crônica pode contribuir para o aparecimento de rugas, e proteger a pele pode ajudar a preveni-las.

Como lidar com o ressecamento

À medida que envelhecemos, a pele perde umidade. Procure produtos com ingredientes que ajudam a pele a reter a umidade, como:

  • ácido hialurônico
  • glicerina
  • ceramidas
Continua após a publicidade

Um pequeno estudo de 2021 com 40 mulheres de 30 a 65 anos indica que o uso de um sérum tópico contendo ácido hialurônico pode ajudar a hidratar a pele. A glicerina também pode ajudar a pele a reter água.

Um pequeno estudo de 2019 também sugere que hidratantes contendo ceramidas podem ajudar a melhorar a hidratação da pele em pessoas com ressecamento leve a moderado.

Como lidar com pelos faciais

Consulte um médico antes de tomar qualquer medida para remover pelos faciais, a fim de garantir que não haja outros problemas, como problemas de tireoide.

Se problemas de tireoide forem descartados, considere:

  • depilação a laser
  • eflornitina (Vaniqa), um creme tópico com receita médica
  • depilação com lâmina
  • depilação com pinça
  • eletrólise
  • espironolactona (Aldactone), um medicamento oral usado fora da bula para reduzir o crescimento de pelos faciais
Continua após a publicidade

Controle de espinhas

A acne não é necessariamente algo que acontece apenas na adolescência.

Embora não esteja claro com que frequência a acne ocorre na menopausa, pode acontecer. Nós recomendamos produtos de limpeza com ácido salicílico ou ácido glicólico.

Ainda assim, esses ingredientes não são os melhores para todos.

Se sua pele for mais seca, considere reduzir o uso desses produtos de limpeza à base de ácidos ou opte por um limpador suave.

O retinol também pode ser útil, principalmente para pessoas que não têm pele seca. Uma revisão de pesquisas de 2019 indica que o retinol tópico é uma maneira eficaz de tratar a acne adulta, mas alerta que ele pode causar aumento da sensibilidade aos raios UV.

Proteja sua pele

O retinol pode tornar sua pele mais sensível aos raios UV. Use sempre protetor solar, independentemente do clima ou da estação do ano, principalmente ao usar retinóis.

Como lidar com manchas

Alterações hormonais e anos de danos solares acumulados podem se combinar e causar problemas de pigmentação. Um antioxidante tópico que inclua vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres provenientes do sol e da poluição, estimula o colágeno e auxilia na redução de manchas escuras.

Peptídeos podem diminuir os compostos que estimulam a pigmentação da pele.

Usar um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior pode minimizar danos adicionais.

Conclusão

Não é possível reverter completamente ou permanentemente o envelhecimento. O envelhecimento é um processo natural e a menopausa faz parte dele.

No entanto, existem maneiras de ter a melhor aparência e se sentir bem ao longo da sua jornada de vida. Certos ingredientes podem ajudar a atenuar alguns sinais e sintomas.

Hidratantes e produtos de limpeza com ceramidas, ácido hialurônico e/ou glicerina podem reter a hidratação e reduzir o ressecamento. O uso regular de um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior pode reduzir os danos causados ​​pelo sol, incluindo rugas e manchas.

Nem todos os ingredientes funcionam para todas as pessoas. Faça um teste de contato primeiro e consulte um dermatologista se tiver alguma reação ou preocupação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.