S.O.S. queimadura: saiba como acalmar a pele e evitar o descascado
A dermatologista Flavia Piza, de São Paulo, dá 5 dicas para diminuir a vermelhidão da pele queimada de sol.
Para evitar a vermelhidão a regra básica é sempre tomar sol com proteção solar.
Foto: Thinkstock
Bobeou, não passou filtro solar e queimou? Confira as dicas de Flavia Piza, dermatologista de São Paulo e membro da Sociedade Internacional de Dermatologia, para acalmar a pele e evitar o descascado
1. Aposte em uma loção pós-sol à base de camomila ou calêndula, que aliviam a ardor. Os produtos em gel têm efeito mais refrescante.
2. Borrife água termal gelada na área afetada – rica em minerais, ela tem efeito anti-inflamatório. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam a amenizar a inflamação e acalmar a pele.
3. Beba bastante água porque ela combate a desidratação causada pela exposição ao sol.
4. Consuma alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, morango, manga) e E (castanhas, amêndoas, folhas verdes) ricos em antioxidantes que neutralizam os radicais livres, recuperando a pele.
5. Se estiver sentindo muita dor, tome um analgésico que contenha dipirona ou paracetamol, princípios ativos mais indicados para esse caso. Se a lesão for mais séria, porém, procure um dermatologista que possa analisá-la e recomendar um creme à base de corticoide. Se aparecerem bolhas, pode ser que seja necessário drená-las no consultório médico.