Sem furinhos: saiba como deve ser o tratamento para a celulite

Os especialistas são unânimes: o tratamento da celulite é feito em várias frentes. Listamos aqui as 5 atitudes mais importantes que você deve tomar para se livrar dos furinhos


O tratamento contra celulite tem que incluir alimentação, exercícios, cremes e tratamentos no consultório
Foto: Getty Images


1. Coma alimentos anti-inflamatórios

A gordura acumulada nas células faz com que elas aumentem de tamanho e também impede seu funcionamento adequado – assim, essa teia de gordura fica presa no tecido subcutâneo, causando uma inflamação.  “É preciso limpar o organismo de toxinas e substâncias inflamatórias para que as células retomem seu funcionamento ideal”, explica a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro. Os principais alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em flavonoides (as frutas vermelhas e as cítricas, como a uva, a maçã, o aipo e a salsa), em licopeno (tomate, goiaba e melancia), no gingerol do gengibre, em gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extravirgem e do abacate), em ômegas-3 e 6 (salmão, sardinha, sementes de linhaça e chia) e em selênio (castanha-do-pará). 


2. Beba muita água

“Beber 2 litros por dia elimina toxinas e auxilia a circulação”, explica a nutricionista funcional Fernanda Ganem, do Rio de Janeiro. Alimentos ricos nesse líquido (como melancia, melão, abacaxi, alface, alcachofra, pepino e beterraba) ajudam bastante, mas não substituem o consumo da água.

 

3. Faça agachamentos

É claro que o exercício aeróbico (caminhar, correr, pedalar) acelera o metabolismo, emagrece e, portanto, ameniza a celulite. Mas, além dele, vale concentrar os esforços nas áreas mais atingidas com um único exercício: o agachamento. Você pode começar com pesinho de 2 quilos nos ombros. Faça 3 séries de 15 repetições, 2 ou 3 vezes por semana, por pelo menos 6 semanas. 3. Use cremes à base de cafeína

 

4. Use cremes específicos com cafeína

Embora não seja nova, ela continua imbatível no tratamento tópico da celulite, seja em cremes industrializados ou manipulados. “Ela estimula a síntese de colágeno, elastina e outros componentes da pele, deixando-a mais firme e amenizando o aspecto de casca de laranja”, explica a dermatologista Márcia Pontes, do Rio de Janeiro. Passe o creme duas vezes por dia com os movimentos devem ser circulares, sempre de baixo para cima.

 

5. Invista em um destes dois tratamentos

Sculptra: nome comercial do ácido poli-L-láctico, um composto sintético que é injetado na pele com agulha – já é usado como preenchedor de rugas, sulcos e contorno facial há alguns anos. No entanto, estudos recentes mostraram que a substância também dá resultados bacanas no tratamento da celulite. Isso porque, além do seu poder preenchedor, que nivela os furinhos, a substância também estimula a produção de colágeno e aumenta a espessura da pele, deixando-a mais firme. “São indicadas até duas aplicações, às vezes três em casos mais graves. O intervalo entre elas é de 30 a 40 dias”, explica a dermatologista Daniela Lemes, da Slim Clinique, no Rio de Janeiro. Depois do procedimento, é preciso evitar o sol por uma semana e fazer compressas geladas e massagens no local da aplicação (por isso, a hora é agora!).

Maximus Med: trata-se de uma associação de radiofrequência com correntes elétricas. A primeira estimula o colágeno, melhora a circulação sanguínea e desincha as células de gordura. A segunda promove a chamada ativação muscular dinâmica, isto é, tonifica a musculatura. “Essa combinação funciona como uma espécie de sanduíche, no qual as células de gordura seriam o recheio. Enquanto a radiofrequência pressiona a derme, a corrente elétrica firma o músculo. As duas forças se opõem e, assim, empurram a gordura para o sistema linfático, que deve eliminá-la”, explica o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. São indicadas entre 4 e 6 sessões, 1 por semana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s