Tanto faz o sabonete?
Respondemos a essa e às principais dúvidas sobre o tema para você nunca mais escorregar na hora da escolha
Como escolher o sabonete ideal?
Existe um sabonete adequado para cada necessidade. Entender qual é o melhor para você é essencial para ter uma pele bonita e hidratada. Segundo a dermatologista Daniela Landim, as peles oleosas requerem limpeza eficiente e, portanto, pedem sabonetes seborreguladores e antissépticos. Já para a pele seca, segundo a especialista, o importante é ter hidratação intensa. Nesse caso, ela indica dar preferência aos produtos com ativos, extratos e óleos hidratantes.
Os ingredientes fazem diferença na hidratação?
Sim. Eles influenciam na nutrição, hidratação, firmeza e proteção da pele. Para mantê-la saudável, o ideal é dar preferência aos produtos com pH neutro, cuja fórmula respeite a composição natural da superfície da pele. Contra o ressecamento, o melhor é usar os sabonetes ricos em componentes hidratantes, como manteiga de karité e óleos que trazem benefícios como amaciar a textura e deixar a pele com brilho.
O sabonete esfoliante pode ser usado todo dia?
Quando a pele parece sem vida e áspera ao toque, as células mortas precisam ser renovadas. Os sabonetes esfoliantes têm ingredientes que auxiliam na renovação natural da pele, deixando-a mais macia. As versões para uso diário contêm micropartículas suaves, que removem as impurezas sem agredir ou ressecar a pele.
Barra ou líquido, sabonete é tudo igual?
Uma das diferenças está na composição: os sabonetes em barra comuns são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal, enquanto Dove é feito com ingredientes sintéticos somados a ingredientes hidratantes. Já os líquidos possuem agentes de limpeza e podem ser enriquecidos por ingredientes hidratantes. Eles também são bons para compartilhar e levar na bolsa. Seja qual for a versão, os especialistas geralmente recomendam optar pelos sabonetes mais hidratantes.