Você também vai querer a franja cortininha, sensação no Pinterest

Prepare-se para se apaixonar pelo corte retrô e cheio de estilo que está dando o que falar nas redes sociais

Por Camila Neves Atualizado em 17 fev 2020, 15h00 - Publicado em 16 nov 2017, 11h50

A curtain bang, nome gringo para a franja cortininha, ficou conhecida na década de 1970 com embaixadoras de peso como as atrizes Brigitte Bardot e Jane Birkin, ensaiou retorno no início dos anos 2000 com Alexa Chung e Sienna Miller e, agora, conquista de vez a geração das millennials, que recentemente engrossou em 600% o volume de buscas pelo termo na rede social Pinterest.

BF AMA: Ingredientes naturais que fazem milagre pelo seu cabelo 

Mais curta no centro do rosto e alongada nas laterais, esse tipo de franja dividida ao meio (ela forma uma espécie de cortina parcialmente aberta) é o preferido do hairstylist paulistano Marcos Proença.

Motivos? Para começar, o corte é megaversátil. “A mulher pode só secar de leve, escovar bem, deixar as pontas caindo sobre os olhos, ajeitar para o lado, para trás… Até o rabo de cavalo com fios soltos em volta do rosto ganha charme extra com uma franja dessas”, defende o expert.

Entenda por quê: Não é impressão: seu cabelo cai mais no verão e no outono

E, se no passado o corte era mais usado em comprimentos médios e longos, hoje não existem regras: até quem tem pouco comprimento está adotando. As únicas ressalvas ficam em relação à textura dos fios: se os seus são muito finos ou muito crespos, o efeito cortininha não vai aparecer bem.

Mudança nem tão radical

A curtain bang é também o tipo ideal de franja para quem não quer arriscar muito. Por ser naturalmente mais longa, em algumas semanas ela já está crescida (nem dá tempo de o arrependimento bater, vai?). Só que, por esse mesmo motivo, ela pode dar um pouco mais de trabalho para quem quer continuar com o look por uma temporada inteira. “O corte exige manutenção rigorosa, quase que mensal”, alerta o beauty artist Gil Scawia, de São Paulo.

Na hora de estilizar, tenha cuidado especial ao aplicar produtos leave-in e de styling para que a área não fique com a aparência de suja ou oleosa. “O ideal é usar no comprimento do cabelo para dar textura e o mínimo possível na parte frontal”, ensina Proença.

Confira como algumas it-girls usam ou já usaram a franja do momento (vale como inspiração):

Alexa Chung

View this post on Instagram

Yow! Excited to let you know that my ALEXACHUNG x AMEX SHOP SMALL limited-edition bag is now available over at @alexachungstagram . All profits will go to the amazing @sarabandefoundation . Thanks to @americanexpress and #ShopSmallUK

A post shared by Alexa Chung (@alexachung) on

Continua após a publicidade

https://instagram.com/p/BWkOcXTDCYR/https://instagram.com/p/BXXVla6D6aJ/https://instagram.com/p/BbhUYTVDaJT/https://instagram.com/p/Bajv54YDDlP/https://instagram.com/p/BZy4LG4DbRg/https://instagram.com/p/BZoiRLFn_9_/https://instagram.com/p/BWvKMuwB7ea/https://instagram.com/p/BWOf-IfhpSJ/https://instagram.com/p/BWQDuHJhpwm/

Brittany Sullivan

View this post on Instagram

💫 surf angel @montanalower for @billabongwomens // #makeup #hair

A post shared by Brittany Sullivan (@brittsully) on

Continua após a publicidade

Suki Waterhouse

View this post on Instagram

Horcrux and I

A post shared by Suki Waterhouse (@sukiwaterhouse) on

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

  • Continua após a publicidade
    Publicidade