Xampu: com ou sem sal?

Descubra se o componente é mesmo prejudicial à saúde dos fios

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 out 2024, 19h15 - Publicado em 22 jan 2013, 22h00
Reportagem: Rosana Faria de Freitas - Edição: MdeMulher
Reportagem: Rosana Faria de Freitas - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

O sal funciona como um espessante
Foto: Getty Images

Se você também está na dúvida se pode ou não comprar um xampu com sal, vale ouvir a opinião de alguns especialistas. Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, dermatologista do Pantene Institute no Brasil, diz que as consumidoras brasileiras aderiram ao uso do xampu sem sal como o “salvador dos fios ressecados”. “Talvez o mito tenha surgido pelo fato de a água salgada endurecer e ressecar o cabelo. Mas não existe xampu salgado! O sal é um importante componente e, quando usado nas concentrações adequadas, jamais terá qualquer influência negativa na estética dos fios.”

O principal agente de limpeza de quase todos os xampus é o lauril sulfato de sódio ou derivados deste. “Trata-se de um limpador excelente, mas o xampu seria muito aguado se tivesse apenas este ativo. Para que, literalmente, o produto não escorra por entre os dedos, é preciso adicionar algo que encorpe o líquido e gere espuma. É aí que entra o cloreto de sódio, em quantidade suficiente e mínima”, explica Maria Fernanda. Com ela concorda Regina Schechtman: “As concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano”. Valcinir Bedin assina embaixo.

Continua após a publicidade

“O sal é apenas um espessante, não interferindo em nada na qualidade do xampu no estado dos fios.”

Uma observação: os bons xampus trazem agentes hidratantes que protegem o cabelo do sal que, de fato, poderia danificá-lo – como o do mar e o liberado pela transpiração. “As moléculas desses hidratantes se ligam com muito mais força à queratina e à cutícula do fio do que o sal. E tem mais, elas se depositam nas partes destruídas e ressecadas, exatamente onde há o dano e a necessidade de reparo.

Dessa forma, usando produtos de qualidade, estaremos livres do sal que realmente importa”, finaliza Maria Fernanda.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.