Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Boa Forma Responde: O que são antinutrientes?

Por Da Redação
5 abr 2021, 19h00

Você já ouviu falar nos antinutrientes? Eles têm o poder de afetar a digestão e a absorção de substâncias importantes para nós (como proteínas, carboidratos e vitaminas), e geralmente estão presentes em alimentos de origem vegetal. 

Quer um exemplo? “O oxalato. Presente na carambola e no espinafre, é desaconselhado para pacientes com insuficiência renal, gota e ácido úrico elevado, visto que não é excretado pela urina e favorece o aparecimento de cálculo renal”, alerta o médico nutrólogo @drsandroferrazoficial. 

Mas calma. Apesar da nomenclatura que assusta, se consumidos com moderação, eles não fazem mal. De acordo com o especialista, alguns antinutrientes podem apresentar benefícios. “As fibras são consideradas uma classe de antinutrientes saudáveis, pois ao mesmo tempo que atrapalham a absorção de proteínas e alguns minerais, ajudam a reduzir o colesterol”, explica. 

Veganos e vegetarianos precisam tomar um certo cuidado, uma vez que suas fontes proteicas são as leguminosas, “ricas em fitatos — antinutrientes que podem diminuir a absorção de minerais como o cálcio e o magnésio. Vale, por exemplo, deixar o feijão de molho na geladeira por 12 horas antes de cozinhá-lo (trocando a água de tempos em tempos”, aconselha Sandro.

Publicidade