BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Chocolate dá espinha?

Por Amanda Panteri Atualizado em 8 Maio 2021, 14h30 - Publicado em 15 Maio 2021, 19h00

Muitas pessoas ainda têm a dúvida se o chocolate, afinal, faz bem ou mal para a saúde da pele. “O cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Portanto, não é ele o responsável pelos malefícios, mas sim o leite e a gordura saturada que são adicionados no preparo do produto final”, explica a dermatologista Ana Paula Fucci (@draanapaulafucci).

Segundo a médica, o chocolate ao leite e o chocolate branco devem sim ser evitados, “pois têm alto índice glicêmico. Ou seja, fazem o açúcar no sangue subir rapidamente, causando um pico na liberação de insulina para compensar. Esse mecanismo gera o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, o que pode levar ao desenvolvimento ou à piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina,  provocando envelhecimento, rugas e flacidez. Chama-se glicação”, detalha.

Contudo, o cacau em si pode ser um aliado da beleza por seu alto poder de hidratação e nutrição. É por isso que existem algumas máscaras faciais com o ingrediente! “Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e até mesmo unhas, é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico. Em doses equilibradas e dando preferência ao chocolate amargo, o produto é bom pois o possui  antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, acrescenta o médico Franklin Veríssimo (@franklinverissimo), que atua com medicina estética.

Publicidade