Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Chocolate dá espinha?

Por Amanda Panteri
15 Maio 2021, 19h00

Muitas pessoas ainda têm a dúvida se o chocolate, afinal, faz bem ou mal para a saúde da pele. “O cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Portanto, não é ele o responsável pelos malefícios, mas sim o leite e a gordura saturada que são adicionados no preparo do produto final”, explica a dermatologista Ana Paula Fucci (@draanapaulafucci).

Segundo a médica, o chocolate ao leite e o chocolate branco devem sim ser evitados, “pois têm alto índice glicêmico. Ou seja, fazem o açúcar no sangue subir rapidamente, causando um pico na liberação de insulina para compensar. Esse mecanismo gera o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, o que pode levar ao desenvolvimento ou à piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina,  provocando envelhecimento, rugas e flacidez. Chama-se glicação”, detalha.

Contudo, o cacau em si pode ser um aliado da beleza por seu alto poder de hidratação e nutrição. É por isso que existem algumas máscaras faciais com o ingrediente! “Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e até mesmo unhas, é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico. Em doses equilibradas e dando preferência ao chocolate amargo, o produto é bom pois o possui  antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, acrescenta o médico Franklin Veríssimo (@franklinverissimo), que atua com medicina estética.