BOA FORMA responde Das perguntas mais simples até as mais difíceis sobre como viver bem: pode mandar para a redação da BOA FORMA que vamos atrás dos melhores especialistas para responder

Como tratar as pontas duplas?

Por Amanda Panteri Atualizado em 15 abr 2021, 17h10 - Publicado em 16 abr 2021, 10h00

Além de comprometer a aparência dos fios, as pontas duplas fazem com que as madeixas fiquem mais frágeis e propensas à quebra. “Elas têm várias origens. Podem surgir da maneira como usamos secador, chapinha e babyliss; ao realizar alisamentos e aplicar tinturas; ou quando lavamos o cabelo com água muito quente”, explica a tricologista @vivianetricologista. 

Ela afirma que o problema é comum, mas os cabelos cacheados costumam apresentar pontas duplas mais visíveis. “Isso acontece por conta do formato em espiral dos fios. É mais difícil que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas.”

E como solucionar o problema?

Quando os fios estão extremamente danificados, é difícil conseguir recuperá-los. Nesses casos, o mais indicado é cortar. “Para quem não quer mexer no comprimento, existe, além do corte comum, o corte terapêutico. Ele elimina pontas duplas sem alterar o tamanho do cabelo”, indica Viviane. 

A falta de umidade dos fios resulta na aparência seca do cabelo e no surgimento das pontas duplas. Por isso, é importante investir em máscaras potentes de hidratação e nutrição, que podem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada quinze dias, a depender do nível dos danos.

Além disso, minimizar possíveis danos no dia a dia é sempre uma boa opção. O protetor térmico, por exemplo, pode ser um grande aliado no combate às pontas duplas. “Antes de ligar o secador ou a prancha, aplique o protetor em toda a extensão dos fios.”

Continua após a publicidade
Publicidade