Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como tratar as pontas duplas?

Por Amanda Panteri
16 abr 2021, 10h00

Além de comprometer a aparência dos fios, as pontas duplas fazem com que as madeixas fiquem mais frágeis e propensas à quebra. “Elas têm várias origens. Podem surgir da maneira como usamos secador, chapinha e babyliss; ao realizar alisamentos e aplicar tinturas; ou quando lavamos o cabelo com água muito quente”, explica a tricologista @vivianetricologista. 

Ela afirma que o problema é comum, mas os cabelos cacheados costumam apresentar pontas duplas mais visíveis. “Isso acontece por conta do formato em espiral dos fios. É mais difícil que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas.”

E como solucionar o problema?

Quando os fios estão extremamente danificados, é difícil conseguir recuperá-los. Nesses casos, o mais indicado é cortar. “Para quem não quer mexer no comprimento, existe, além do corte comum, o corte terapêutico. Ele elimina pontas duplas sem alterar o tamanho do cabelo”, indica Viviane. 

A falta de umidade dos fios resulta na aparência seca do cabelo e no surgimento das pontas duplas. Por isso, é importante investir em máscaras potentes de hidratação e nutrição, que podem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada quinze dias, a depender do nível dos danos.

Além disso, minimizar possíveis danos no dia a dia é sempre uma boa opção. O protetor térmico, por exemplo, pode ser um grande aliado no combate às pontas duplas. “Antes de ligar o secador ou a prancha, aplique o protetor em toda a extensão dos fios.”

Publicidade