BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Preenchimento e vacina da Covid-19: há contraindicação?

Por Amanda Panteri Atualizado em 21 Maio 2021, 20h14 - Publicado em 25 Maio 2021, 19h00

Recentemente, um relatório divulgado pela Food and Drug Administration (FDA) alertou para possíveis reações adversas causadas pela vacina da Moderna em pessoas que possuem aplicações de preenchimento labial ou facial.

O médico dermatologista Lucas Miranda (@drlucasmiranda.dermato), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que, por isso, muitos pacientes o procuraram para entender a relação. “O preenchimento com ácido hialurônico funciona como uma prótese temporária. Algumas pessoas que fazem o procedimento apresentam mais processos alérgicos (como rinite e sinusite) e infecções (como a urinária).  Esse tipo de processo alérgico ou infeccioso pode desencadear pequeno inchaço na região onde foi aplicado o preenchedor.”

Ao tomar as vacinas, a pessoa também pode ter um leve inchaço no local do procedimento estético. “Contudo, o preenchimento não é uma limitação ou uma contraindicação para tomar a vacina.  O fato de poder acontecer um pequeno inchaço pós-vacina não é preocupante, e nem tão comum.”

Em caso de reação, o tratamento é procurar o dermatologista. Ele vai observar o problema e analisar se é o caso de tomar um anti-inflamatório. “Normalmente é um quadro muito tranquilo e já muito conhecido na medicina com outras vacinas.”

Continua após a publicidade
Publicidade