Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como lidar com a rejeição?

Por Amanda Panteri
23 Maio 2021, 14h00

 Muito se fala em “cancelamento” hoje em dia. O termo nada mais é do que a versão online do que a gente conhece como rejeição. “Em termos bem gerais, a rejeição acontece quando um grupo de pessoas reprova a atitude de alguém (independentemente se está errada ou correta), deixando a pessoa de lado ou até a excluindo”, explica o psicólogo e especialista em neurociência Yuri Busin (@yuri.busin). 

Esse tipo de comportamento é muito comum na infância, mas pode trazer consequências graves em qualquer idade. “As emoções de quem sofre são invalidadas. Isso pode gerar falta de vontade de viver, dificuldade nos relacionamentos, ansiedade e até depressão”, afirma o profissional. 

Segundo Yuri, é muito importante combater a rejeição — afinal, ela não é a melhor forma de educar ou ensinar alguém. “Acaba trazendo mais consequências negativas do que positivas. E o indivíduo que se sente assim precisa procurar a psicoterapia para entender porque acontece e se é possível mudar seus próprios comportamentos para que isso diminua”, ele recomenda.