Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Varizes são hereditárias?

Por Larissa Serpa
6 ago 2021, 09h00

Sim, as varizes são hereditárias, e infelizmente a carga genética exerce um papel importante em como a doença vai se manifestar.

Mas nesse caso podemos dizer que genética não é destino, pois os fatores externos e hábitos de vida também interferem muito na doença.

Manter peso adequado, alimentação saudável e prática de atividade física , associados ao uso de meias de compressão e acompanhamento com vascular podem diminuir muito a manifestação da doença.

E devemos sempre lembrar que assim como a pele enruga com o passar dos anos, as veias também envelhecem, dilatando. Isso explica porque as vezes pessoas de mais idade tem com frequência aqueles vasinhos aparentes, mesmo aquelas que nunca tiveram a manifestação da doença ao longo da vida.

Continua após a publicidade

Fonte:

DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina

Publicidade