Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como tratar queloides?

Por Dra. Roberta Rodrigues Fontanezzi Campos, dermatologista
Atualizado em 21 out 2024, 22h29 - Publicado em 7 mar 2023, 15h05
mulher com queloide no peitoral
Veja como tratar queloides (Alexandra Tran/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

As cicatrizes são a resposta do organismo para algum trauma ou lesão na pele. O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independentemente do agente que a causou, e pode levar até 6 meses. Mas, nos casos em que elas surgem, como tratar queloides?

A queloide é o crescimento anormal de tecido cicatricial, formado no local do traumatismo e até além dele. A princípio, o dano é apenas estético, pois, trata-se de uma alteração benigna. Contudo, dependendo do tamanho, pode acarretar prejuízos como dor e limitação de movimento.

Uma vez que os queloides não aparecem em animais, tornam-se difíceis os estudos experimentais isolados desses tratamentos e, portanto, não existem tratamentos eficazes de como tratar queloides, porém, algumas abordagens são associadas para evitar as recidivas e ajudar a reduzir os sintomas, como dor e coceira.

Roupas de compressão, folhas de gel de silicone e curativos oclusivos, também de silicone, são utilizados nesse tipo de recurso terapêutico.

Em casos extremos, indica-se uma cirurgia para remoção.

Continua após a publicidade

É significativo lembrar que, em pacientes propensos, quanto mais rápido as lesões forem tratadas, menor o risco dessas formações. Se uma pessoa notar qualquer irritação ao redor do furo da orelha, por exemplo, deve sempre procurar um dermatologista. Esse profissional fará recomendações de pomadas cicatrizantes ou outros tipos de medicações e procedimentos. Isso vale também para piercings, feridas de pele ou machucados.

RESPONDIDO POR:

A Dra. Roberta Rodrigues Fontanezzi Campos, dermatologista do Consulta Aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.