Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Os cosméticos perdem efeito depois de algum tempo de uso?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 4 set 2021, 09h00
cosméticos
 (Pexels/Pexels)
Continua após publicidade

É uma resposta complexa. Um produto anti-idade tem, geralmente, três estágios de funcionamento: a fase inicial é de adaptação da pele, que pode durar algumas semanas. A segunda etapa é de efeito terapêutico, que pode durar semanas ou meses. A terceira fase é de tolerância, quando o ativo pode parar de trazer benefícios com uso contínuo. Existe um termo farmacológico para isso: é a ‘taquifilaxia’. O termo foi originalmente usado para descrever a tolerância que nossa pele desenvolve aos esteróides tópicos, mas especialistas também descobriram que se aplica a outros ingredientes de cuidados da pele encontrados em uma rotina diária típica. Por isso, é importante visitar regulamente o médico. A grande maioria dos estudos com ativos antissinais é feito por um curto período de tempo e o resultado final é avaliado em algumas semanas. Então, o que conta nesse caso é a prática clínica do médico para notar se houve o processo de tolerância da pele em relação a determinado ativo. Para aumentar a eficácia do tratamento anti-idade, o ideal é buscar ajuda médica para trazer mais resultados por meio de tratamentos como radiofrequência microagulhada, lasers, ultrassons e injetáveis.

Quando o paciente segue a orientação médica, o especialista notará sinais, como as rugas, flacidez, manchas e envelhecimento. Sem a orientação médica, os sinais são autoperceptíveis, ou seja, a paciente que irá observar se um cosmético teve atuação, por exemplo, contra as manchas por um tempo e depois as manchas surgiram novamente. Por isso que o melhor a fazer é ter um acompanhamento médico, que poderá adotar novas estratégias com tratamentos em consultório.

RESPONDIDO POR:

DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. https://www.robertapadovan.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.