Quem tem hérnia de disco pode andar de bike?
“A atividade física é sempre recomendada para qualquer pessoa, desde que haja bom senso e o exercício não piore a dor”, recomenda o fisioterapeuta especializado em coluna Helder Montenegro (@heldermontenegro), gestor do Instituto da Coluna Vertebral (ITC). Dessa forma, se você deseja andar de bicicleta e tiver hérnia de disco, o especialista recomenda:
Cuidados:
“Ajuste a bicicleta corretamente e dê preferência por trechos curtos, caso contrário, haverá tensão muscular. E lembre-se de alongar frequentemente e fazer um trabalho paralelo de fortalecimento do abdômen e musculatura das costas.”
Se a dor aparecer:
“Praticar atividade física precisa ser um momento prazeroso e não deve ser realizado caso você esteja com dor. É preferível fazer um tratamento adequado para dor e, então, retornar à atividade quando estiver melhor.”
E a bicicleta ergométrica, é melhor que as outras?
“De fato, a bicicleta ergométrica (quando usada com a postura adequada) é até preferível à bike comum, que tende a inclinar o tronco para frente. O uso da bicicleta usada no asfalto e na estrada podem ter vibrações e causar quadros de dor.”
Nas trilhas
“Mountain bikes (equipamentos usados na montanha) resultam em bastante impacto na coluna vertebral, portanto bicicletas de trilhas podem não ser a melhor escolha para quem sofre de hérnia de disco.”