BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O que a avaliação corporal por imagem nos conta sobre a nossa saúde?

Por Luciane Donato Atualizado em 4 Maio 2022, 16h55 - Publicado em 28 Maio 2022, 10h00

A Avaliação Corporal por imagem é um exame avançado considerado padrão ouro, utilizado para avaliar a densidade de massa magra (músculo), gordura e óssea do corpo inteiro. Também é utilizado para avaliar e monitorar o estado nutricional. 

Esta técnica também avalia a gordura abdominal e especialmente a medida da gordura visceral (VAT) que está relacionada à resistência insulínica, dislipidemia e hipertensão arterial e quando aumentados representam um risco adicional para doença cardiovascular e diabetes.  

A avaliação da massa muscular permite demonstrar a evolução do ganho muscular em pessoas que estão realizando hipertrofia, assim como o risco de sarcopenia.  A sarcopenia é a diminuição da massa muscular e estão relacionadas ao aumento de eventos adversos como quedas, fraturas, limitação física e mortalidade.  Avalia também o conteúdo mineral ósseo. 

Respondida por:

Dra. Luciane Donato – Médica Especialista em Oncogenética pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Continua após a publicidade

Publicidade