Imagem Blog

Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
Continua após publicidade

O que é plantaterapia?

Por Bianca Vilela
26 dez 2022, 12h16

Qual a primeira coisa que vem à mente quando falamos em ter plantas em casa? Alguns podem amar a ideia, e já praticam há tempos. Para outros, no entanto, cuidar de algo a mais é sinônimo de mais tarefas a cumprir ao longo do dia. Afinal, ter plantas em casa é benéfico para a nossa saúde?

Ter plantas dentro de casa provou ser um antídoto contra o estresse e o sofrimento psíquico durante a pandemia, como documenta uma pesquisa da Universidade de Roma. 

Uma pesquisa on-line com 303 italianos realizada de março a maio de 2020 mostrou que atividades relacionadas à jardinagem se mostraram um meio efetivo para reduzir as consequências mentais do isolamento social. Aqueles que mantinham vasos e canteiros em casa reportaram melhores índices de relaxamento e bem-estar em relação com os que não tinham nenhum verde por perto. 

Mas afinal, como as plantas podem nos influenciar? A espécie humana evoluiu biologicamente com a ajuda da natureza. Desde os primórdios o homem recorria às plantas para se abrigar e se proteger de predadores, para se alimentar e usar como combustível para o fogo. 

Ao ficarmos perto das plantas em um momento difícil, isso gera uma resposta subconsciente de proteção, reduzindo os níveis de cortisol, aumentando os níveis de oxigênio no sangue e melhorando nosso humor. 

Continua após a publicidade

Plantaterapia é definida como a prática de mexer nas plantas, na terra, o regar, o cuidar, montar arranjos e observar o ciclo da vida através do seu desenvolvimento, nos oportuniza uma sensação de bem-estar, relaxamento. Para muitos, todo esse processo ajuda a acalmar e pode contribuir no tratamento de alguns distúrbios psicológicos. 

Isso foi, inclusive, comprovado por um levantamento feito pelos ingleses em cima de 8 896 artigos publicados entre 1990 e 2019, concluindo que desfrutar do verde no dia a dia tem um efeito mental restaurador, o que reduz a exposição a estresse, ansiedade e depressão. 

Em experimentos, testes neurológicos indicam que a frequência de ondas neurais costuma diminuir, favorecendo a calma e a concentração, quando as pessoas estão imersas nessa tarefa, assim como a análise de amostras de sangue e urina aponta redução no nível de cortisol, o hormônio do estresse, e na pressão arterial. Através desses resultados podemos justificar o efeito terapêutico das plantas. 

Hoje temos uma variedade de livros, cursos e tutoriais sobre como cultivar plantas em casa. Tudo é uma questão de treino, aprendizado e rotina. Tenho certeza de que você que ainda não o faz terá muitos benefícios! 

Continua após a publicidade

Veja a pesquisa da Universidade de Roma

Veja o levantamento feito pelos ingleses

E sempre bom pensarmos em algo novo. Temos agora a oportunidade de traçar novas metas e colocar um novo estilo de vida em prática. Faz sentido para você?

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

Publicidade