Como ser mais assertivo
Quem aí já quis dizer não, mas não conseguiu? Ou que deixou de fazer algo que queria para agradar o outro? Até mesmo ultrapassou os seus limites pois não deu para se comunicar de forma clara e direta? Quem aí acabou explodindo e sendo mais grosso do que o necessário em uma conversa só porque deixou para falar quando já não aguentava mais? Esses são sinais de que você precisa melhorar sua assertividade.
Eu diria que é sempre bom aprender a ser mais assertivo, afinal, se podemos melhorar nossa comunicação, nossa autoconfiança, nossos relacionamentos, por que não tentar?
Mas afinal, o que é essa tal assertividade? Pode ser considerada uma habilidade social de saber afirmar as suas próprias necessidades com clareza, respeito e de acordo com o contexto, levando em conta a expressão dos seus próprios sentimentos, sem ferir o outro.
Vou te dar um exemplo prático: uma pessoa próxima te pede para fazer um favor para ela, mas você está extremamente atarefado e não consegue naquela semana. Há diversas formas de você se comunicar a ela, sem ferir os sentimentos e sem passar por cima das suas próprias demandas.
Veja algumas maneiras a seguir:
- Olha fulano, nessa semana eu não consigo pois estou com diversas tarefas urgentes, poderei te ajudar assim que eu acabar. Pode ser?
- Sinto muito por não poder fazer nada nesse momento, mas quem sabe você pode tentar fazer x coisa ou conversar com x pessoa.
- Entendo que você tenha que resolver isso logo, mas infelizmente eu já estou encarregado de uma outra tarefa no momento, mas pode contar comigo de uma próxima vez.
- Agradeço por confiar em mim para te auxiliar, mas neste momento não vou conseguir, sinto muito!
Imagina só se você largasse tudo no momento para agradar o outro. Como se sentiria depois? Suas próprias tarefas ficariam prejudicadas? Você ficaria sobrecarregado? É importante pensar em tudo isso antes de aceitar fazer coisas por aí.
E olha, eu sei que pode bater o medo de não agradar ou até mesmo a sensação de impotência em não ajudar, mas fica tranquilo! Quando você consegue expressar suas necessidades com clareza e respeito, a outra pessoa vai aprendendo também a respeitar as suas demandas!
Afinal, quando nós mesmos não conseguimos ser claros o bastante, não podemos pedir que o outro leia nossos pensamentos! E, por vezes, as pessoas podem acabar se aproveitando das situações pois sabem que você sempre é muito solícito.
Isso também está correlacionado a saber pedir ajuda quando necessário, afinal, você também não precisa resolver tudo sozinho! É até bom mostrar para os outros quando você está aberto a receber o apoio deles!! Isso é compreender os seus próprios limites e, por tanto, uma forma de autocuidado e amor próprio, gerando ainda mais autoconfiança quando implementado na rotina de forma coesa!
Se eu puder indicar para vocês um livro fantástico que auxilia muito em compreender nossas necessidades e em saber a forma mais assertiva de comunicar isso aos outros, é
o “Comunicação não violenta” de Marshall Bertram Rosenberg, que já se tornou até mesmo um método de comunicação assertiva, a CNV. O livro é muito prático e traz diversos exemplos para maior compreensão!
Espero que juntos possamos treinar cada vez mais a nossa comunicação para de fato nos respeitar e respeitar os outros e poder ter bons relacionamentos!
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3