Continua após publicidade

5 tipos de gorduras que não engordam

Você encontra as ‘gorduras do bem’ em alimentos como abacate, oleaginosas, óleo de coco e azeite!

Por Mariana Amorim (colaboradora)
Atualizado em 26 abr 2024, 10h42 - Publicado em 19 out 2015, 12h38
EllenMol1814/ Thinkstock/ Getty Images
EllenMol1814/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Quando o assunto é a dieta, vários mitos e verdades chegam aos nossos ouvidos, não é mesmo? E nós, que só queremos diminuir o manequim e ter mais saúde, ficamos confusas com tanta informação. Um desses mitos é de que todo tipo de gordura vai fazer você engordar. Ele nasceu, pois, do ponto de vista calórico, as gorduras são mais ricas do que outros alimentos: uma grama de gordura tem 9 calorias, enquanto carboidratos e proteínas têm 4 calorias na mesma medida. Porém, você não precisa restringir todo tipo de gordura da dieta. As boas, insaturadas, têm vitaminas importantes para o funcionamento do organismo como a A, D, E e K, e a ingestão delas auxilia no bem-estar, promove a perda de peso, entre outros benefícios!

1. Óleo de coco

Muita gente acredita que o óleo de coco não é uma boa opção por conta da péssima reputação da gordura saturada. Esse gordura, quando é de origem animal, realmente não é recomendável. Mas a gordura saturada presente no óleo de coco é usada como energia e não prejudica a saúde. E ainda: alguns estudos científicos dizem que o consumo do óleo melhora o funcionamento da glândula tireoide e, com isso, estimula o metabolismo e auxilia na queima de gordura.

2. Oleaginosas

Uma pesquisa, realizada em 2009, sugere que o consumo de um punhado de qualquer tipo (como nozes e castanha-do-pará) três vezes por semana, reduz o risco de ganho de peso e obesidade. Além de ajudar a reduzir as medidas, as oleaginosas têm gorduras do bem, proteínas e nutrientes. 

3. Abacate

A frutra ajuda a emagrecer, reduz o cortisol (hormônio do estresse, que engorda), desacelera o processo de envelhecimento, melhora o sistema imunológico e também reduz a probabilidade de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Continua após a publicidade

4. Sementes

Elas também podem (e devem!) ser incluídas na nossa dieta. As mais indicadas são as de chia, de abóbora, de linhaça e de girassol, que são extremamente ricas em nutrientes, fibras, magnésio, cobre e mais. Dica extra: as sementes ainda ajudam no processo digestivo!

5. Azeite

O azeite de oliva é surpreendentemente saudável! Ele ajuda na redução da pressão arterial e ganho de peso, no controle da diabetes e na prevenção do câncer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.