As gorduras (do bem!) que não podem faltar no seu cardápio

Elas são fonte de energia, produzem hormônios, ajudam no transporte de vitaminas no sangue, geram saciedade e mantêm a pele macia

Uma dieta saudável precisa ter gordura, um nutriente com funções nobres no organismo – ajuda na produção de hormônios e no transporte de vitaminas. Mas não podem passar dos 30% de tudo o que você come por dia. E mais, 90% dessas gorduras devem ser amigas.

“As gorduras boas são encontradas nos frutos do mar e peixes (atum, salmão, truta, sardinha e bacalhau), nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, castanha de caju, castanha-do-pará, avelãs, pistaches e macadâmia), em sementes (chia, linhaça e abóbora), no azeite de oliva e óleos vegetais (girassol e milho) e no abacate”, aponta Andrea Santa Rosa, nutricionista e criadora do programa online Vida Funcional, do Rio de Janeiro.

Essas gorduras, além de manter os níveis do colesterol bom (HDL) e baixar o ruim (LDL), estimulam o metabolismo, ajudando na perda de peso. Além disso, fornecem ácidos graxos essenciais, que são fonte de energia, mantêm a pele macia, transportam vitaminas no sangue e produzem hormônios. “Como a digestão da gordura é mais lenta, mantém a saciedade por mais tempo”, complementa a nutricionista Isabella Vorccaro, em seu Instagram.

Veja, na prática, como obter a quantidade diária ideal de gordura boa:

– ½ filé de salmão no almoço + 1 col. (sopa) de azeite de oliva na salada + 1 punhado de oleaginosas no lanche. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s