Fernanda Vasconcelos revela sua rotina de exercícios na BOA FORMA

Estrela da novela "A Vida da Gente", da Globo, aprendeu a jogar tênis para viver sua personagem

Fernanda Vasconcelos é capa da BOA FORMA de dezembro de 2011
Foto: Reprodução/BOA FORMA


Antes de começar a gravar a novela global “A Vida da Gente”, Fernanda Vasconcelos topou o desafio de aprender a jogar tênis em tempo recorde e, assim, dispensar o uso de dublês nas cenas feitas nas quadras, revela a atriz em entrevista à edição de dezembro de 2011 da revista BOA FORMA. O treino foi puxado: duas horas por dia, de segunda a sexta. Em apenas duas semanas, aprendeu as posições na quadra e o empunhamento da raquete.

Bem orientado, o tênis é um esporte que proporciona vários benefícios. Para alcançar a bolinha no tempo certo, você corre e se movimenta pela quadra inteira, além de fazer deslocamentos laterais rápidos. Em 45 minutos de jogo, dá para queimar 380 calorias, em média. Você também flexiona os joelhos para receber a bola e, em seguida, alonga as pernas para acompanhar o movimento da raquete. Isso fortalece as pernas, assim como o bumbum. Por fim, os movimentos dos braços são amplos e o peso da raquete exige força.

Além do tênis, Fernanda ama correr todos os dias pela manhã. Caminha por cinco minutos e, depois, acelera o passo na esteira, correndo de 5 a 8 quilômetros. Agora, por causa das gravações, diminuiu o ritmo. E sente falta. “Fico triste quando não consigo treinar. A corrida relaxa, oxigena o cérebro, dá uma clareada nas ideias. É quase uma meditação.” Quando sai da academia, também gosta de passar pela praia e dar um mergulho rápido.

A musculação, que ela começou a fazer principalmente para fortalecer os músculos que protegem os joelhos do impacto da corrida, está suspensa no momento. “Sei que o exercício com peso é fundamental para quem corre, além de deixar o corpo mais tonificado. Mas confesso que não adoro. Faço por obrigação.”

Caminhada
 

Fernanda Vasconcelos revela sua rotina de exercícios na BOA FORMA

BOA FORMA revela o que é a caminhada nórdica
Foto: Reprodução/BOA FORMA


A prática da caminhada é foco de outra reportagem da edição de dezembro da BOA FORMA. A revista revela um treino que queima mil calorias por semana. Chamada “nordic walking”, ou caminhada nórdica, virou mania na Europa e pode ser praticada na rua, no parque, na praia e até mesmo na esteira.

A caminhada nórdica nasceu como esporte de verão nos países do norte da Europa. Para não perder o ritmo do treino durante os meses sem neve, os esquiadores passaram a levar seus bastões para fazer trilhas nas montanhas. A atividade virou febre no continente e acabou de desembarcar aqui.

Esses acessórios são a grande sacada do esporte. Parecidos com os utilizados no esqui, obrigam a acionar mais músculos do que na prática convencional. “Ao fazer o movimento de vaivém com os bastões, você trabalha braços (principalmente o tríceps), ombros, costas e peito, além de pernas, glúteos e abdômen, que já são recrutados na caminhada normal”, comenta a professora de educação física Cida Conti, de São Paulo.

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