Como a cannabis medicinal pode transformar o tratamento do câncer?

De diminuição de dores a aumento do apetite, confira os benefícios da planta como tratamento auxiliar

Por Amelia Whitaker
Atualizado em 17 mar 2025, 09h37 - Publicado em 15 mar 2025, 16h00
cannabis medicinal
A planta ajuda em diversos efeitos colaterais do tratamento (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

O diagnóstico de câncer é um momento turbulento. Além do desafio físico, pacientes enfrentam uma montanha-russa emocional, como o medo, ansiedade e dor como companheiros indesejados. Em meio a esse cenário, a cannabis medicinal surge como uma forte aliada, oferecendo um novo olhar para o tratamento e o bem-estar.

Como a Cannabis medicinal age no tratamento de câncer

A cannabis medicinal contém compostos como THC e CBD, que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo humano. Esse sistema regula funções vitais como sono, apetite, humor e resposta à dor. A cannabis medicinal pode auxiliar no controle de sintomas comuns em pacientes com câncer, como náuseas, vômitos, perda de apetite, falta de energia e ânimo para viver e dor crônica.

A cannabis medicinal pode atuar como um bálsamo para a mente e o corpo”, afirma Maria Klien, psicóloga e especialista em medos e ansiedade. “Muitos pacientes relatam uma redução significativa na ansiedade e no medo associados ao tratamento, contribuindo para um estado mental mais positivo e resiliente, além de recuperarem a libído que vai além do sexo, o tesão pela vida”, aponta.

Menor dor é um grande atrativo

A ação da cannabis na redução da dor é um de seus benefícios mais proeminentes. O THC atua nos receptores de dor no cérebro, diminuindo sua percepção. Já o CBD, sem propriedades psicoativas, possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no alívio da dor crônica.

Além do controle da dor, a cannabis medicinal também combate náuseas e vômitos, problemas frequentes que ocorrem durante a quimioterapia. O THC atua no sistema nervoso central, bloqueando os sinais que desencadeiam esses sintomas.

Continua após a publicidade

Mais apetite para pacientes de câncer

Outro benefício importante é a melhora do apetite, uma vez que é comum pacientes com quadros oncológicos sofrerem com anorexia, pois o tumor pode afetar diretamente o hipotálamo ou aparelho digestivo. A quimioterapia pode levar à perda da fome, resultando em desnutrição e fragilidade. O THC estimula o apetite, ajudando o paciente a se alimentar adequadamente e manter suas energias.

Observamos que a cannabis medicinal pode auxiliar na melhora da qualidade do sono dos pacientes também“, destaca Maria Klien. “Um sono reparador é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e para a recuperação física e emocional”, ressalta.

A busca por tratamentos eficazes e que melhorem a qualidade de vida dos pacientes com câncer é constante. A cannabis medicinal, com seus potenciais benefícios e crescente corpo de evidências científicas, emerge como uma ferramenta promissora no arsenal terapêutico, abrindo caminho para novas possibilidades de cuidado e bem-estar.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.