Dietas restritivas no verão: conheça os riscos para a saúde do corpo
Especialista ressalta que, para eliminar os quilos a mais, é fundamental priorizar o equilíbrio e a construção de hábitos sustentáveis
Com a chegada do verão e a pressão estética pelo “corpo perfeito”, aumenta a busca por dietas restritivas, que se baseiam em cortar drasticamente calorias ou grupos alimentares para obter resultados rápidos.
Essas estratégias, além de serem pouco sustentáveis a longo prazo, podem prejudicar significativamente a saúde do corpo, principalmente durante os dias mais quentes — quando o organismo perde mais líquidos e sais minerais por meio do suor.
Dietas restritivas no verão: os perigos à saúde do corpo
Uma alimentação muito restrita compromete o aporte adequado de nutrientes essenciais, o que pode desencadear sintomas como fraqueza, dores de cabeça, tontura, queda de energia e desmaios.
“Dietas muito restritivas no verão aumentam o risco de desidratação e de desequilíbrios nutricionais. O corpo precisa de energia e nutrientes para lidar com o calor, e a restrição excessiva acaba tendo o efeito contrário ao desejado”, explica Thyago Nishino, nutricionista.
Além disso, por mais que as dietas restritivas gerem uma diminuição nos números na balança, essa perda não ocorre de maneira saudável e nem costuma permanecer ao longo do tempo, aumentando as chances de efeito sanfona.
“A perda de peso rápida geralmente vem acompanhada da perda de massa muscular e não de gordura. Isso desacelera o metabolismo e facilita o reganho de peso logo após o fim da dieta”, fala Nishino.
O corte radical de alimentos também pode atrapalhar o desempenho físico e mental. “Irritabilidade, dificuldade de concentração e queda no rendimento são sinais frequentes em quem adota dietas muito restritivas, especialmente no verão, quando o corpo já está mais exigido”, afirma.
Para emagrecer de forma saudável, é preciso adotar uma série de cuidados e sempre apostar no equilíbrio. Segundo o especialista, a restrição não é o melhor caminho para eliminar os quilos a mais e o segredo está em construir hábitos sustentáveis.
“Uma alimentação leve, variada e rica em alimentos naturais, com boa hidratação, é muito mais eficaz e segura do que qualquer dieta da moda”, conclui Thyago Nishino.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Por que fazer musculação e aeróbico para perder peso?
Mountain climber ou “escalador”: o exercício “simples” que ajuda a secar a barriga
Para que serve a mesa flexora na academia?
Como funciona o yoga?
Descubra os 6 sinais que indicam que você precisa se exercitar mais





